Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Pedido de Admissão 12# - Geraldo Lopes Groeninga

Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 21/07/2006 - 05:05:30    Assunto: Pedido de Admissão 12# - Geraldo Lopes Groeninga Responder com citação

Nome: Geraldo Lopes Groeninga
E-mail: geraldogroeninga@gmail.com
Área: Estudante

Questão_1: Por que você deseja fazer parte do Fórum Paraíso Niilista?

Resposta_1: Eu desejo participar do Forúm Paraíso Niilista porque estudo filosofia por conta própria a pelo menos 5 anos. A partir dos meus estudos fui encontrando minha área de interesse: ceticistmo e niilismo. Tais áreas me interessam muito pois me identifiquei com elas. Sou ateu, crítico e curioso. Baseado em estudos de Schopenhauer, Hegel, Heidegger, Lord Byron, ... e em especial Niezsche, com a ajuda de amigos pensadores, formulei minha idéia do mundo e grande parte da minha personalidade.
Através do ateus.net tomei conhecimento deste site e suas idéias. Estas me agradaram muito, pois encontrei pessoas com as quais posso discutir o que eu gosto e principalmente adquirir conhecimento e conhecer outras formas de pensar.

Questão_2: Mencione seus autores favoritos e explique por que eles chamaram a sua atenção.

Resposta_2: Niezsche, Schopenhauer, Hegel, Heidegger, Lord Byron, Goehte, Sartre e Kierkgaard. Cada um destes autores se dedica à um "problema" específico, mas todos tratam do comportamento humano, em especial seus sentimentos - vazio, solidão, instintos, etc. E alguns até brincam, como Goethe em "Fausto". Todos estes tentam analisar a existencia humana ou simplesmente apontam o fato de nada (niilismo).
Mas o principal que me chama a atenção neles é o fato de suas obras e hipóteses ou constatações fazerem com que eu reflita sobre a minha existência e o comportamento humano para, assim, melhor me conhecer.

Questão_3: Quais são as noções fundamentais do livre-pensamento?

Resposta_3: Entendo que por noções fundamentais do livre-pensamento apontem-se a 1-não influência de qualquer pessoa, ideologia, meio de comunicação,... sobre suas opniões, 2-Seu conhecimento é baseado em constatações ou teorias formuladas por você mesmo, bastando apenas você para pensar (excessão: suas idéias, obviamente, são baseadas em algo. Porém, não são idênticas, você aproveita o que acha que é bom pra si mesmo.), e 3- é livre-pensador, fiel a si mesmo.

Questão_4: Conceitue o niilismo e o diferencie do ceticismo. Seja claro.

Resposta_4: Por niilismo entende-se a descrença em tudo. Nada (ou algo) existe em absoluto. Tudo é o conjunto de todas as coisas existentes, sejam elas materiais ou não. É o acreditar em nada, desacreditar no acreditar, nem em você mesmo. Não toma nem mesmo o nada como verdade.
Diferentemente do niilismo, o ceticismo desacredita de tudo em primeira estância, isto é, duvida de tudo. Acredita que o homem é incapaz de chegar à um conhecimento absoluto. Dúvida, mas acredita que dúvida.

Questão_5: Conceitue a moral; explique qual é a sua função e quais são seus alicerces.

Resposta_5: Moral é o conjunto de valores e regras que ordenam o comportamento dos seres humanos. É difícil datar seu surgimento, pois até mesmo na Mesopotâmia já existiam tais regras. Mas elas se fortificaram com a fundação da Igreja Católica. Ela tinha a função de dominar e orientar o "rebanho" para que este não saísse fora de seu controle e a igreja pudesse "ditar as regras".

Questão_6: O que você entende pelo termo “razão”? O que é a racionalidade?

Resposta_6: Razão é o conjunto de faculdades que possibilita o ser humano avaliar, julgar, ponderar tudo que existe sem a presença das emoções (em teoria) para chegar a melhor conclusão possível, pois julga-se que as emoções atrapalham a objetividade. Possibilita optar belo mais lógico de acordo com o juízo.
Racionalidade é o usofruto destas faculdades para a vida cotidiana, o que (também em teoria) nos diferencia dos outros animais. É a capacidade de raciocinar através da lógica.

Questão_7: Qual é a relação entre a arte e a subjetividade humana?

Resposta_7: De acordo com Aldous Huxley, nas suas obras "As portas da percepção" e "Céu e inferno" a arte obras de arte e o teatro, exprime a subjetividade do ser humano. Ela nos mostra o "Outro Mundo", mostra o que realmente sentimos e pensamos por trás da carapuça social. Para que estes sentimentos sejam mostrados e experimentados por outrem os artistas encenam ou pintam o outro mundo. Também é uma maneira de mostrar aos extremamente racionalistas que o ser humano possui um outro universo dentro de si que não se aproxima da racionalidade, o qual exprime desejos e anseios que muitas vezes não podem ser divulgados por serem julgados imorais.

Questão_8: O que você entende por realidade objetiva? O que a diferencia do subjetivo?

Resposta_8: A realidade objetiva é a qual todos vivenciamos diariamente. É a realidade pragmática a qual "diz" que você tem que estudar muito, conseguir um bom emprego, ser reconhcido, não praticar poligamia ou usar drogas por ser imoral. É a realidade para qual já nascemos programados à viver.
Sua diferença com o subjetivo é que o subjetivo possui outras prioridades, mais sensoriais, experimentais. Este trata dos anseios humanos e seus sentimentos. O "sentir" e o "viver" são valorizados ao invés do ter.

Questão_9: Apresente sucintamente sua visão de mundo. Explicite seus posicionamentos mais relevantes. Cite algumas influências.

Resposta_9: Eu, sendo o niilista que sou, não dou muito valor a nada, somente para a minha ânsia em descobrir e conhecer. Acredito que o mundo atual é fruto de toda a história. Esta que foi feita em maior parte pelos seres humanos. Infelizmente é uma merda de mundo, onde o ter exclui o ser e por consequência o pensar. Minhas expectativas são as piores possíveis quanto ao mundo, mas tem um cara aí chamado Murphey que acha que pode piorar mais ainda!
Acredito que o último grande pensador que existiu foi Sartre. Por isso estudo filosofia e seus derivados, para resgatar a dignidade, que segundo Niezsche, foi perdida há tempos. Minhas influências já foram supra-citadas.

Questão_10: Questão aberta. Fale sobre algum assunto de seu interesse em especial, relacionado ao conteúdo do site.

Resposta_10: Gosto muito de filosofia, em especial o niilismo. Embora buscar respostas para o nada seja inútil, é divertido. Busco tal porque não quero ser mais um habitante da Matrix. Quero despertar, por mais horrível que o "mundo real" possa ser, é melhor estar acordado.
Embora muitos achem perda de tempo e estupidez, acho que o niilismo é a alternativa mais plausível para se adotar como estilo, assim como disse o autor do site.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
t. h. abrahao

Fundador PN

MensagemEnviada: 21/07/2006 - 11:05:15    Assunto: Responder com citação

vários erros de português (e.g.: excessão, Niezsche, estância, "à um conhecimento", usofruto) e notei um conhecimento muito raso do que foi tratado (principalmente no que concerne à explicação do objetivo/subjetivo, bem como aos autores citados). eu não aprovo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 21/07/2006 - 18:34:05    Assunto: Responder com citação

Apesar de claras, as respostas não me despertaram nenhum tipo de interesse - parecem pálidas; de onde isso saiu, acho difícil surgir algo que acrescente conteúdo, digamos, "rico" ao fórum. Para ser justo, faço disso uma nota cinco. Talvez se outros foristas derem notas bem altas isso faça alguma diferença.
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 22/07/2006 - 20:51:40    Assunto: Responder com citação

nome: Geraldo Groeninga
email: geraldogroeninga@gmail.com
assunto_: auto-defesa

mensagem: Quanto aos erros de português, não são erros de português. São erros de digitação dada a hora em que foi escrito.
Fui extremamente objetivo nas respostas. Não pretendo expor todo o meu conhecimento porque este não é meu intuito. Minha intenção é aprender. è aquela velha história: Se você está falando não aprende nada de novo, pois o que você está falando você já sabe. Mas quando está ouvindo, você pode ou não conhecer o que está sendo falado. Só vai saber depois do término.
t. h. abrahao

Fundador PN

MensagemEnviada: 23/07/2006 - 12:18:50    Assunto: Responder com citação

Citação:
Quanto aos erros de português, não são erros de português. São erros de digitação dada a hora em que foi escrito.
Fui extremamente objetivo nas respostas. Não pretendo expor todo o meu conhecimento porque este não é meu intuito. Minha intenção é aprender. è aquela velha história: Se você está falando não aprende nada de novo, pois o que você está falando você já sabe. Mas quando está ouvindo, você pode ou não conhecer o que está sendo falado. Só vai saber depois do término.

eu concordaria caso não fossem erros tão grotescos. há erros visivelmente por causa de digitação, mas há outros que foram até repetidos (como Niezsche). acho que este fórum prima não só por clareza de idéias, profundidade e certa sapiência nos posts, mas sobretudo por uma ortografia adequada, mesmo porque tivemos outros possíveis membros que tiveram seu pedido negado justamente por este problema.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: