Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

O Suicídio É Uma Solução? - Antonin Artaud

Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Poemas e Poesia
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabrício de Lima

MensagemEnviada: 04/04/2010 - 15:42:46    Assunto: O Suicídio É Uma Solução? - Antonin Artaud Responder com citação

O Suicídio É Uma Solução?
(resposta a uma enquête surrealista)
Não, o suicídio ainda é uma hipótese. Quero ter o direito de duvidar do suicídio assim como de todo o restante da realidade. É preciso, por enquanto e até segunda ordem, duvidar atrozmente, não propriamente da existência, que está ao alcance de qualquer um, mas da agitação interior e da profunda sensibilidade das coisas, dos atos, da realidade. Não acredito em coisa alguma à qual eu não esteja ligado pela sensibilidade de um cordão pensante, como que meteórico e ainda assim sinto falta de mais meteoros em ação. A existência construída e sensível de qualquer homem me aflige e decididamente abomino toda realidade. O suicídio nada mais é que a conquista fabulosa e remota dos homens bem-pensantes, mas o estado propriamente dito do suicídio me é incompreensível. O suicídio de um neurastênico não tem qualquer valor de representação, mas sim o estado de espírito de um homem que efetivamente tiver determinado seu suicídio, suas circunstâncias materiais e o momento do seu desfecho maravilhoso. Desconheço o que sejam as coisas, ignoro todo estado humano, nada no mundo se volta para mim, dá voltas em mim. Tolero terrivelmente mal a vida. Não existe estado que eu possa atingir. E certamente já morri faz tempo, já me suicidei. Me suicidaram, quero dizer. Mas que achariam de um suicídio anterior, de um suicídio que nos fizesse dar a volta, porém para o outro lado da existência não para o lado da morte? Só este teria valor para mim. Não sinto o apetite da morte, sinto o apetite de não ser, de jamais ter caído neste torvelinho de imbecilidades, de abdicações, de renúncias e de encontros obtusos que é o eu de Antonin Artaud, bem mais frágil que ele. O eu deste enfermo errante que de vez em quando vem oferecer sua sombra sobre a qual ele já cuspiu e faz muito tempo, este eu capenga, apoiado em muletas, que se arrasta; este eu virtual, impossível e que todavia se encontra na realidade. Ninguém como ele sentiu a fraqueza que é a fraqueza principal, essencial da humanidade. A ser destruída, a não existir.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Eustaquio Maia

MensagemEnviada: 05/04/2010 - 18:56:01    Assunto: Horizonte Perdido Responder com citação

No filme Horizonte Perdido há um episódio que me chama particularmente a atenção. Quando o monge Chang consegue chegar a tempo de impedir o suicídio da jornalista Sally Hughes ao se atirar de um penhasco. Ele diz:

"Senhorita Hughes! Esta é uma saída por demais covarde. Você está no auge de sua vida, não procure a morte, ela a encontrará; mas escolha a estrada que faz da morte uma satisfação".

Horizonte Perdido 1973 Dublado - Parte 5

Aqui não pude deixar de notar também o paralelo que há entre a sabedoria do monge budista e a célebre citação de Michel de Montaigne:

"Meditar sobre a morte é meditar sobre a liberdade; quem aprendeu a morrer, desaprendeu de servir; nenhum mal atingirá quem na existência compreendeu que a privação da vida não é um mal; saber morrer nos exime de toda sujeição e coação".

Eustáquio Maia

Editado pela última vez por Eustaquio Maia em 05/04/2010 - 19:05:58; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Poemas e Poesia Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: