Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram



Pedido #5 - José Monsair de Almeida Martuchelli Junior

 
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cancian

Administrador PN


Idade: 40
Registrado: 09/05/04
Mensagens: 321
Localização: São José do Rio Preto

MensagemEnviada: 26/07/2005 - 15:04:55    Assunto: Pedido #5 - José Monsair de Almeida Martuchelli Junior Responder com citação

Nome: José Monsair de Almeida Martuchelli Junior

E-mail: juniormartuchelli@gmail.com

Idade: 16

Área: 3º ano do ensino médio

Questão_1: Por que você deseja fazer parte do Fórum Paraíso Niilista?


Resposta_1: Quando discutimos sobre determinados assuntos, nosso pensamento tem que ser compreensível para outras pessoas, o que nos faz pô-lo no mundo da lógica. É, sem dúvida, uma boa forma de desenvolver suas idéias. Por isso desejo fazer parte deste fórum.


myCounter: 1000


Questão_2: Mencione seus autores favoritos e explique por que eles chamaram a sua atenção.


Resposta_2: Primeiramente, menciono Rousseau, visto que foi o pensador que me fez refletir sobre nossa cultura e educação, e sobre uma possível "utopia". Juntamente com Voltaire e Platão, fez-me pensar por um bom tempo em como deveria ser nossas qualidades e como lidar com nossos instintos, se devemos lutar contra eles ou não.


Outros escritores que me deram "empurrõesinhos" nas minhas dúvidas já citadas foram Dostoievski e Kafka, ambos por retratar o sofrimento e a iniquidade humana e/ou da natureza.


Ademais, cito Aldous Huxley, por "Contraponto", e Michael Ende, por "Momo e o Senhor do Tempo" e "A História Sem Fim". Huxley por ter escrito sobre personagens os quais gostei tanto, e Ende pela sua ideologia tão cativante.


Questão_3: Quais são as noções fundamentais do livre-pensamento?


Resposta_3: "Não concordo com nada do que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo". Essa frase de Voltaire exprime de forma direta e loquaz as noções fundamentais do livre pensamento, não acham?


Para responder com minhas próprias palavras: a noção fundamental do livre-pensamento é respeitar as diferenças entre pensamentos, mesmo que você as considere ignóbeis. Um contrato pela paz, ou, talvez, uma forma da minoria conceituar seu direito de existência, encaixando-se na moral atual.


Questão_4: Conceitue o niilismo e o diferencie do ceticismo. Seja claro.


Resposta_4: A dúvida de que se podemos ou não obter respostas seguras, junto com a dúvida utilizada em procurar a verdade na realidade e negar o misticismo - eis o ceticismo. Quanto as diferenças deste em relação ao niilismo, pode-se dizer que este último, ao invez de duvidar, afirma que não há respostas seguras.


Questão_5: Conceitue a moral; explique qual é a sua função e quais são seus alicerces.


Resposta_5: Moral é o que dita ao seu corpo o que você deve fazer e o que não deve. É o resultado da cultura e educação que um indivíduo teve, e, em vista disso, tem a função de "civilizar" os humanos. O que mostra-se em nosso cotidiano um problema, visto que muitas vezes a moral vai contra nossos instintos, reprimindo nosso sentimentos e causando desespero. Até ouso dizer que as pessoas gostam desse desespero, pois preferem o sofrimento ao tédio.


Seu alicerce é enqüadrar o humano naturalmente execrável ao humano idealizado pela sociedade - muitas vezes por motivos religiosos.


Questão_6: O que você entende pelo termo “razão”? O que é a racionalidade?


Resposta_6: Entendo a razão como uma qualidade inata do ser humano utilizada para a vida em harmonia e idealizar os direitos de todos os humanos, buscando a melhor sociedade possível. Avanço um pouco mais e digo que razão é o fruto da calma e da reflexão, da pura conclusão de que os justos são felizes e injustos são infelizes. Sem apelar para maníqueismo, no entanto. Apenas digo que a injustiça contradiz nossos sentimentos, e que só pode ser fruto da loucura - seja ela vinda da mentalidade da sociedade ou não.


Questão_7: Qual é a relação entre a arte e a subjetividade humana?


Resposta_7: Bem, sinceramente, não sei. Mas, vamos tentar: a expressão da subjetividade humana é a arte, seus detalhes, suas impressões, suas decisões. O que nós encontramos na arte é produto da subjetividade humana. E estou enrolando mesmo para chegar aos 250 caracteres necessários, hehe. Que tal?


Questão_8: O que você entende por realidade objetiva? O que a diferencia do subjetivo?


Resposta_8: ma experiência vivida por um indíviduo faz com que o mesmo, obviamente, sinta algo. No entanto, nem todos irão sentir a mesma coisa se viverem a mesma experiência - cada um tem sua interpretação dos fatos. Esta é a realidade subjetiva. A realidade objetiva, ao contrário, é a realidade, independentemente de interpretações.


Questão_9: Apresente sucintamente sua visão de mundo. Explicite seus posicionamentos mais relevantes. Cite algumas influências.


Resposta_9: vida atual é guiada pela competição e desejos de superioridade. A ganância que só produz mais ganância - o consumismo que apenas cria a necessidade de consumir mais, uma busca sem fim por uma felicidade que não existe. As próprias relações sociais estão voltadas a selecionar os mais capazes. Todos querem ser reconhecidos por todos, enlouquecidos por terem tantas pessoas a dedicar tempo, sufocados pelos sentimentos reprimidos e pelas constantes mentiras. Não entendemos nada, e precisamos entender. Começamos a raciocinar, inventamos sonhos, tentamos fugir da carnificina de nosso passado. Agora temos que concretizar estes sonhos. Mas não conseguiremos.


Não se pode usar o raciocínio para compreender o mundo e ser sua base na vida, visto que é impossível achar significado nesta vida sem fantasiar. O que resta a um homem honesto é obedecer a seus instintos. Eu sou o que sou. Meus sentimentos são meus guias.


Enfim, minha maior influência é a minha namorada. Err.


Questão_10: Questão aberta. Fale sobre algum assunto de seu interesse em especial, relacionado ao conteúdo do site.


Resposta_10: Utilizando a questão anterior como base, comento: e se o homem não aceitar que é um mero animal sem qualquer utilidade a si mesmo a não ser o seu próprio prazer aqui e agora, em uma breve vida sem significado? Afinal, desde criança ouve exatamente o contrário. Aí entra a fantasia, a criação do sentido da vida.


Para os que precisam de uma resposta, de uma certeza, esta é a única opção. A crença. Creio que esses são os homens mais felizes. Não os que optam pela crença geral, mas os que criam a sua própria. Quanto a mim, assemelho-me a Voltaire: "Quero acreditar. Mas não consigo." (Dicionário Filosófico, em algum capítulo que não lembro qual)


Sou pequeno. Sofro. Aceito. É a única coisa que tenho.
_________________
André Díspore Cancian
| Ateus.net | Paraíso Niilista | Ateísmo & Liberdade | ADC taedium vitae |
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
t. h. abrahao

Fundador PN


Idade: 37
Registrado: 22/01/05
Mensagens: 574
Localização: são josé do rio preto - sp

MensagemEnviada: 27/07/2005 - 20:01:23    Assunto: Responder com citação

Oops... menor de idade. Mas fora isso percebi uma certa imaturidade, não sei. Acho que seria interessante que ele vivesse os dois anos seguintes tentando entender o conceito do Nada para Heidegger.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cancian

Administrador PN


Idade: 40
Registrado: 09/05/04
Mensagens: 321
Localização: São José do Rio Preto

MensagemEnviada: 03/08/2005 - 13:32:30    Assunto: Responder com citação

Autorizei o preenchimento do formulário, mesmo sendo menor de 18. Caso pudesse demonstrar uma bagagem e um entendimento suficientes para entrar no fórum como um igual, não haveria prolema. Mas não foi o caso, não fiquei satisfeito com as respostas.
_________________
André Díspore Cancian
| Ateus.net | Paraíso Niilista | Ateísmo & Liberdade | ADC taedium vitae |
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum





    RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]
[última atualização: 12/04/2021]
  [Powered by]
intelligence...