Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Pedido de Admissão 9# - mario da silva

Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 18/05/2006 - 20:37:53    Assunto: Pedido de Admissão 9# - mario da silva Responder com citação

Nome: mario da silva

E-mail: mariojkjk@gmail.com

Área: funcionário público

Questão_1: Por que você deseja fazer parte do Fórum Paraíso Niilista?

Resposta_1: Achei o tema e o desing interessante (um dos desing melhores que eu já vi), mas só me inscrevi por causa da filosofia, se não houvesse nesse site uma seção de filosofia nem estaria preenchendo esse formulário, contudo as outras coisas ajudaram. As poesias também são muito interessantes.

myCounter: 710

Questão_2: Mencione seus autores favoritos e explique por que eles chamaram a sua atenção.

Resposta_2: Sempre pensei por conta própria, depois, e só depois, resolvi começar a ler grandes autores, e muitas vezes eles confimaram o que eu já pensava.

EX:

Platão: não concordo com a maioria dos seus pesamentos, mas gosto da construção de texto em diálogo e foi o primeiro filósofo que eu li.

Marx: uma análize acurada de uma sociedade com capitalismo nascente, embora não concorde totalmente com a solução que ele propos.

Heráclito: constatação dos ciclos, pessimismo, da antropocentrismo, despreso pela política,etc

adendo: adoro aquela frase do heráclito: "Por que cadáveres, mais do que estercos, são para se jogar fora"

Questão_3: Quais são as noções fundamentais do livre-pensamento?

Resposta_3: Pensamento desprendido de preconcepções, preconceitos. Pensamento que não se baseia em outros, mas em suas próprias análizes.

Livre pensamento é não ser "gado", não aceitar as verdades prontas e absolutas, é questionar.

O livre-pensamento quer a *sua* verdade, não necessariamente a das convenções da sociedade.

Questão_4: Conceitue o niilismo e o diferencie do ceticismo. Seja claro.

Resposta_4: Ceticismo: descre de tudo. Tudo necessita de provas. E provas empíricas, não provas "poéticas". É o "Ver para crer".

Niilismo: quer dizer "o nada". A vida humana é desprovida de qualquer sentido, nada tem valor, tudo corre para a "destruição", o pessimismo e o ceticismo o caracterizam.

Questão_5: Conceitue a moral; explique qual é a sua função e quais são seus alicerces.

Resposta_5: A moral não tem uma só função como diz o enunciado, mas algumas: teve inicialmente e ainda tem, a função de manter a sociedade em ordem para que a espécie consiga se perpetuar, mas também serve para manter a dominação de uma classe sobre a outra. Exemplos disso podem ser constatados em todas as sociedades, desde os gregros, passando pelo feudalismo, pelos países do oriente, até os dias atuais.

Seus alicerces: a necessecidade e a religião (ocasionada por esta).

Exemplo:
-Não mate.
-Por quê?
-Porque não é certo.(moral)
-Por quê?
-Por que isso provoca desordem (se todos saírem por aí matando) >>necessidade e porque deus disse: "não mate" >> religião que se formou pela necesside.

Questão_6: O que você entende pelo termo “razão”? O que é a racionalidade?

Resposta_6: Razão: é a lógica, o pensamento fundamentado. Racionalidade é o emprego da razão. Exemplo: podemos contestar a verdades pre-estabelecidas e irracionais com a razão, com o pensamento fundamentado.

Usar da razão, porém, não é só lógica abstrata, é usar de empirismo. Só a junção da teoria com a prática trará a verdade. Como disse Dalai Lama: qualquer logica que contrarie a realidade deve ser abolida.

Questão_7: Qual é a relação entre a arte e a subjetividade humana?

Resposta_7: A arte expressa o "eu", o individual do ser humano.

Isto se aplica tanto a quem faz o obra, como público que a vê.

Cada um faz uma interpretação, e ao menos que o autor o diga, nunca poderemos saber ao certo o que ele quis dizer. A arte depende do olho de quem vê(subjetivo).

Questão_8: O que você entende por realidade objetiva? O que a diferencia do subjetivo?

Resposta_8: Realidade objetiva está fora do sujeito, é o ambiente, os fatos, os juízos de fato. As coisas da realidade objetiva estão em-si e por-si. Existem independentemente da existência humana.

A realidade subjetiva está dentro o sujeito. É o "eu", é interpretativa, relativa.

Há um porém: a impossibilidade do sujeito saber se o mundo (objetivo) existe fora de seu pensamento (subjetivo).

Questão_9: Apresente sucintamente sua visão de mundo. Explicite seus posicionamentos mais relevantes. Cite algumas influências.

Resposta_9: O sociedade é um sistema, o sistema pode ser quebrado, mas outro será colocado no lugar. Não há liberdade. Não há sentidos "metafísicos" para nada. O objetivop da sociedade é perpetuar a espécie humana.

Deus é uma farsa, um simulacro dos anseios humanos.

Tudo é ciclico e contrário. Em tudo há Poder, relações de poder. A realidade (e a sociedade) é a junção de opostos e desiguais em sinteses temporárias. O ser humano é vaidoso e ganancioso. A reflexão não está acessível a todos. A alienação é constante e é ela a causa da manuntenção das sinteses temporárias.

O nada, enquanto não-ser não pode existir, visto que tudo que exite é ser. O ser, o todo, é limitado, pois tem de respeitar o senso de completude, de "perfeição". é imóvel, pois sobre o que se moveria, se tudo que existe é o ser? É multiplo sob o ponto de vista material, mas uno sob o ponto de vista formal.

O anarquismo, o aniquilação do Poder, é o meu ideal, mas isto é impossível.

Questão_10: Questão aberta. Fale sobre algum assunto de seu interesse em especial, relacionado ao conteúdo do site.

Resposta_10: As poesias desse site são muito bonitas, mas nada estimulantes, o pessimismo as norteia. A poesia mostra a constante mudaça de estado humano. Serve como modo de se "explodir", de se estravasar o que te incomoda. A poesia é inteiramente subjetiva. É uma das coisas que diferencia os seres humanos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
t. h. abrahao

Fundador PN

MensagemEnviada: 19/05/2006 - 03:31:14    Assunto: Responder com citação

suspendo o meu juízo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lenore

Fundador PN

MensagemEnviada: 19/05/2006 - 14:34:48    Assunto: Responder com citação

Nananinanão! [-X

O ódio é meu único vício
O desprezo é minha única virtude
O nada, meu único ideal
A.D.C
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 22/05/2006 - 22:40:32    Assunto: Responder com citação

Vou fechar os olhos, e confiar na minha intuição, vamos ver o que sai.

NÃO!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: