Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Pedido de Admissão 11# - Thaís Paloma Pereira Silva

Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 19/06/2006 - 18:44:36    Assunto: Pedido de Admissão 11# - Thaís Paloma Pereira Silva Responder com citação

Nome: Thaís Paloma Pereira Silva

E-mail: kierkegaard_1997@yahoo.com.br

Área: Instrutora de Informática

Questão_1: Por que você deseja fazer parte do Fórum Paraíso Niilista?

Resposta_1: O site tem lá seus atrativos, um deles, e o que eu julguei mais importante, é o de que eu teria a oportunidade de não só postar alguns artigos como também ser lida, ou ao menos vista, por um grupo de pessoas mais "seleto" ou que pelo menos aparentam ter os mesmos "gostos", o que é em partes agradável, também por que acho interssante e não menos poética a proposta do site de difundir as bases do livre pensamento por meio de reflexões e muito lirismo poético, como a pouco mencionado.

Questão_2: Mencione seus autores favoritos e explique por que eles chamaram a sua atenção.

Resposta_2: Nietzsche, Sartre, Kierkegaard - Estes pelo aprovietamento das questões existenciais, pessimistas e niilistas.
N.V.Gogól e Shakespeare - Pela expressão de sentimentos humanos com uma linguagem mais humana e menos científica e estéril, além do que admiro neles também a ironia, que não só nos permite desenvolver nosso senso crítico como também apurar nossos intelectos a prática da análise do que lemos.
Adriano Silva - Eu gosto da forma como ele escreve, que é a forma como gosto de ler, profunda mas em linguagem simples, não exatamente ao alcance do vulgo, mas algo que possa nos tocar pela profundidade expressa em palavras simples.
Tem muitos outros, mas no momento não me lembro. Se já forem me reprovar por isso, façam-o.

Questão_3: Quais são as noções fundamentais do livre-pensamento?

Resposta_3: O questionamento, o descobrir, a postura do olhar crítico atento, aliás, não meramente atento mas também crítico, percuciente e diferenciador. É preciso tambpem muita coragem para se tornar um livre-pensador, coragem para atacar as imposições de toda uma geração ou história, livrar-se, aliás, dos historicismos e todo o vulgar conhecimento adquirido pelas nações através do que chamam de "cultura". Temos de nos lançar ao absurdo que é a existência, mas para isso precisamos nos livrar de nosso orgulho e postura de quem compreende para uma postura mais aberta de quem quer compreender e não se importa se será ou não contradito.

Questão_4: Conceitue o niilismo e o diferencie do ceticismo. Seja claro.

Resposta_4: O niilismo, vem do latim Nihil, que significa nada, o que vocês já sabem;é uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido e mais amplamente também de valores, já o ceticismo é algo diverso do niilismo por que ele tem como essência a idéia de que é impossível conhecer a verdade sob qualquer forma que seja, ele sempre será para mim o que eu quiser que ela seja ou não seja. O niilismo é uma ausência, já que não concebe valor algum,por ser algo negativo, já o ceticismo pode envenenar o homem colocando-o numa posição central, ou seja, ele é quem dirá se é falso ou verdadeiro, ele cria seus padrões morais e vive a sombra deles, isso faz com que viva fixado numa mentira, ele sempre diz "isto é de determinada forma para mim, ainda que não seja a "essência" é assimque vejo e ponto final", o niilista diz: "Não procuro conceber valores e com isso viver a sombra de uma mentira que pode ser válida para mim e não para outros".

Questão_5: Conceitue a moral; explique qual é a sua função e quais são seus alicerces.

Resposta_5: É uma obsolescência programada. De tempos em tempos ela muda, e se significoualgo em algum tempo remoto, hoje, já não quer dizer mais nada, a não ser uma palavra pomposa que é muito utilizada pelos "sábiosdemais", demasiado fartos de sua sabedoria, que procuram, por ela, explicar alguns atos ou atitudes estéreis de alguns grupos ou homens em particular. A sua função é meramente representativa, é boa para o jogo político, sónão é útil para o vácuo, como sua função é representativa ela tem como bases as imposições, é mais á moda de uma geração ou de um tempo que as grifes que desfilam numa passarela.

Questão_6: O que você entende pelo termo “razão”? O que é a racionalidade?

Resposta_6: Razão tem lá seus atrativos, a razão é algo que busca significados em coisas aquém de subjetividades e empirismos, acreditando ser este o caminho do que dela advém, ou seja, a racionalidade. Se racional é tudo que vejo, e se o real é racional e o racional é real, então prefiro renegá-la. Hoje a razão foi reduzida a um método especulativo, muito bem aproveitada pela acadêmia e pela ciência, mais nada. A racionalidade está mais desfalecida ainda, hoje, racionalidade é como um ceticismo, o que é para tal ou qual pessoa ou grupo. Tudo é lógico e tudo é racional, e tudo é razão, e nada mostra porra nenhuma.

Questão_7: Qual é a relação entre a arte e a subjetividade humana?

Resposta_7: Me aproveitando de argumentos historicistas, que não são de todo vãos, ao menos em termos de retórica, temos que a arte é uma das formas mais antigas e autênticas de expressar não só o subjetivo mais o insconsciente humano, é algo que permite exacerbar o que se sente ou não sente...A subjetividade, de humana têmpera, tem muito a dizer, a expressar, ainda que saiba que nunca será entendida, apenas interpretada por outras subjetividades (0que não é de todo tão lamentável assim se ao menos obtém-se algum dividendo capital disto tudo!). A rela~ção entre arte e subjetividade humana é de duplo acaso, uma esbarra na outra, quero expressar o que sinto, logo, escrevo, ou pinto, ou enceno e etc...Quero abrir-me a compreensão de uma subjetividade, novamente, utilizo-me da arte, onde uma esmaece outra vibra a nossa vista e passamos de uma a outra sem ao menos percebermos.

Questão_8: O que você entende por realidade objetiva? O que a diferencia do subjetivo?

Resposta_8: A realidade objetiva é essa que está ai porra, que corresponde ao ser e sua efetividade, á existência, é todo esse tudo que imdepende de nós, de nossa existência, de aceitarmos ou não, de concordarmos ou não, de querermos ou não, é algo completamente livre de nosso querer, imaginar ou sentir, portanto, não se relaciona com nossa subjetividade, não se adequa a nossos gostos pessoais e nosso intelecto limitado, está aquém de cada um de nós, além de tudo e todos. Essa característica essencial (de estar aquém de nós e de tudo) faz com que se diferencie essencialmente do subjetivo, uma vez que , como já colocado, é algo que continuaria aí, mesmo que nós morresemos, mesmo que nunca tivéssemos existido, nossa subjetividade e racionalidade não podem abarcá-la, ela está aí, é livre.

Questão_9: Apresente sucintamente sua visão de mundo. Explicite seus posicionamentos mais relevantes. Cite algumas influências.

Resposta_9: É algo por demais sem sentido...Aliás, já estou até cansando de responder estas perguntas com a mesma opnião sempre, só mudando as palavras, parece que vocês esperam por uma postura padrão ou frases feitas (não me odeiem por isso), sei lá...Bom, mas retornando...O mundo é algo muito absurdo, sempre que o encaro ele me estarece com sua falta total de sentido ou o que quer que seja ou como quer que chamem aí entre vocês, é algo assim: não sei, não vi, não existe...Estou sempre perplexa...

Questão_10: Questão aberta. Fale sobre algum assunto de seu interesse em especial, relacionado ao conteúdo do site.

Resposta_10: Eu acho interessante os fóruns, e é deles que eu queria participar, só isso (humildimente!), se não tiver coisas "boas o bastante" para postar não colocarei nada, prometo que não vou falar nenhuma baboseira (aí vocês, além das que já disse aqui? Nem precisa)...Mas, na moral agora, o site é muito interessante mesmo, é por isso que vou continuar tentando fazer parte, acho muito interessante as reflexões, poemas, principalmente os deste tal de André. É o que tem a ver comigo, é o que gosto de acessar sempre que fico na net, é algo que me atrai.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 19/06/2006 - 18:56:32    Assunto: Responder com citação

Dessa vez eu entendi o que você escreveu, cortou aquela obscuridade que deixa tudo vago e sem nexo aparente. Na minha opinião eu acho que você demonstrou que acrescentará algo ao fórum, então voto a favor.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
t. h. abrahao

Fundador PN

MensagemEnviada: 19/06/2006 - 21:09:01    Assunto: Responder com citação

persistência: virtude ou vício? respondam rápido...
se essa tal persistência for toda centrada em participar ativamente do fórum, não vai ter para ninguém aqui. estava indo bem até a metade, mas depois começou, sem necessidade alguma, a escrever palavras idiotas. mesmo assim, "humildimente" voto a favor (como já tinha feito antes), pois nada como bater na tecla até ela quebrar. além disso, espero coisas interessantes no fórum vindas da Thaís.
Helio Rodrigues Pereira

MensagemEnviada: 20/06/2006 - 13:04:33    Assunto: Responder com citação

O meu voto é pela aprovação.
Eustaquio Maia

MensagemEnviada: 20/06/2006 - 13:44:31    Assunto: Responder com citação

Como antes, também aprovo.

Eustáquio Maia
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 21/06/2006 - 03:34:34    Assunto: Responder com citação

Ok, pedido aprovado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: