Cancian
Administrador PN

Idade: 40 Registrado: 09/05/04 Mensagens: 321 Localização: São José do Rio Preto
|
|
Nome: Geraldo Lopes Groeninga
E-mail: geraldogroeninga@gmail.com
Área: Estudante
Questão_1: Por que você deseja fazer parte do Fórum Paraíso Niilista?
Resposta_1: Eu desejo participar do Forúm Paraíso Niilista porque estudo filosofia por conta própria a pelo menos 5 anos. A partir dos meus estudos fui encontrando minha área de interesse: ceticistmo e niilismo. Tais áreas me interessam muito pois me identifiquei com elas. Sou ateu, crítico e curioso. Baseado em estudos de Schopenhauer, Hegel, Heidegger, Lord Byron, ... e em especial Niezsche, com a ajuda de amigos pensadores, formulei minha idéia do mundo e grande parte da minha personalidade.
Através do ateus.net tomei conhecimento deste site e suas idéias. Estas me agradaram muito, pois encontrei pessoas com as quais posso discutir o que eu gosto e principalmente adquirir conhecimento e conhecer outras formas de pensar.
Questão_2: Mencione seus autores favoritos e explique por que eles chamaram a sua atenção.
Resposta_2: Niezsche, Schopenhauer, Hegel, Heidegger, Lord Byron, Goehte, Sartre e Kierkgaard. Cada um destes autores se dedica à um "problema" específico, mas todos tratam do comportamento humano, em especial seus sentimentos - vazio, solidão, instintos, etc. E alguns até brincam, como Goethe em "Fausto". Todos estes tentam analisar a existencia humana ou simplesmente apontam o fato de nada (niilismo).
Mas o principal que me chama a atenção neles é o fato de suas obras e hipóteses ou constatações fazerem com que eu reflita sobre a minha existência e o comportamento humano para, assim, melhor me conhecer.
Questão_3: Quais são as noções fundamentais do livre-pensamento?
Resposta_3: Entendo que por noções fundamentais do livre-pensamento apontem-se a 1-não influência de qualquer pessoa, ideologia, meio de comunicação,... sobre suas opniões, 2-Seu conhecimento é baseado em constatações ou teorias formuladas por você mesmo, bastando apenas você para pensar (excessão: suas idéias, obviamente, são baseadas em algo. Porém, não são idênticas, você aproveita o que acha que é bom pra si mesmo.), e 3- é livre-pensador, fiel a si mesmo.
Questão_4: Conceitue o niilismo e o diferencie do ceticismo. Seja claro.
Resposta_4: Por niilismo entende-se a descrença em tudo. Nada (ou algo) existe em absoluto. Tudo é o conjunto de todas as coisas existentes, sejam elas materiais ou não. É o acreditar em nada, desacreditar no acreditar, nem em você mesmo. Não toma nem mesmo o nada como verdade.
Diferentemente do niilismo, o ceticismo desacredita de tudo em primeira estância, isto é, duvida de tudo. Acredita que o homem é incapaz de chegar à um conhecimento absoluto. Dúvida, mas acredita que dúvida.
Questão_5: Conceitue a moral; explique qual é a sua função e quais são seus alicerces.
Resposta_5: Moral é o conjunto de valores e regras que ordenam o comportamento dos seres humanos. É difícil datar seu surgimento, pois até mesmo na Mesopotâmia já existiam tais regras. Mas elas se fortificaram com a fundação da Igreja Católica. Ela tinha a função de dominar e orientar o "rebanho" para que este não saísse fora de seu controle e a igreja pudesse "ditar as regras".
Questão_6: O que você entende pelo termo “razão”? O que é a racionalidade?
Resposta_6: Razão é o conjunto de faculdades que possibilita o ser humano avaliar, julgar, ponderar tudo que existe sem a presença das emoções (em teoria) para chegar a melhor conclusão possível, pois julga-se que as emoções atrapalham a objetividade. Possibilita optar belo mais lógico de acordo com o juízo.
Racionalidade é o usofruto destas faculdades para a vida cotidiana, o que (também em teoria) nos diferencia dos outros animais. É a capacidade de raciocinar através da lógica.
Questão_7: Qual é a relação entre a arte e a subjetividade humana?
Resposta_7: De acordo com Aldous Huxley, nas suas obras "As portas da percepção" e "Céu e inferno" a arte obras de arte e o teatro, exprime a subjetividade do ser humano. Ela nos mostra o "Outro Mundo", mostra o que realmente sentimos e pensamos por trás da carapuça social. Para que estes sentimentos sejam mostrados e experimentados por outrem os artistas encenam ou pintam o outro mundo. Também é uma maneira de mostrar aos extremamente racionalistas que o ser humano possui um outro universo dentro de si que não se aproxima da racionalidade, o qual exprime desejos e anseios que muitas vezes não podem ser divulgados por serem julgados imorais.
Questão_8: O que você entende por realidade objetiva? O que a diferencia do subjetivo?
Resposta_8: A realidade objetiva é a qual todos vivenciamos diariamente. É a realidade pragmática a qual "diz" que você tem que estudar muito, conseguir um bom emprego, ser reconhcido, não praticar poligamia ou usar drogas por ser imoral. É a realidade para qual já nascemos programados à viver.
Sua diferença com o subjetivo é que o subjetivo possui outras prioridades, mais sensoriais, experimentais. Este trata dos anseios humanos e seus sentimentos. O "sentir" e o "viver" são valorizados ao invés do ter.
Questão_9: Apresente sucintamente sua visão de mundo. Explicite seus posicionamentos mais relevantes. Cite algumas influências.
Resposta_9: Eu, sendo o niilista que sou, não dou muito valor a nada, somente para a minha ânsia em descobrir e conhecer. Acredito que o mundo atual é fruto de toda a história. Esta que foi feita em maior parte pelos seres humanos. Infelizmente é uma merda de mundo, onde o ter exclui o ser e por consequência o pensar. Minhas expectativas são as piores possíveis quanto ao mundo, mas tem um cara aí chamado Murphey que acha que pode piorar mais ainda!
Acredito que o último grande pensador que existiu foi Sartre. Por isso estudo filosofia e seus derivados, para resgatar a dignidade, que segundo Niezsche, foi perdida há tempos. Minhas influências já foram supra-citadas.
Questão_10: Questão aberta. Fale sobre algum assunto de seu interesse em especial, relacionado ao conteúdo do site.
Resposta_10: Gosto muito de filosofia, em especial o niilismo. Embora buscar respostas para o nada seja inútil, é divertido. Busco tal porque não quero ser mais um habitante da Matrix. Quero despertar, por mais horrível que o "mundo real" possa ser, é melhor estar acordado.
Embora muitos achem perda de tempo e estupidez, acho que o niilismo é a alternativa mais plausível para se adotar como estilo, assim como disse o autor do site. _________________ André Díspore Cancian
| Ateus.net | Paraíso Niilista | Ateísmo & Liberdade | ADC taedium vitae | |
|