Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram



Escolha e Moralidade

 
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Moralidade e Mendacidade
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Helio Rodrigues Pereira




Idade: 50
Registrado: 03/05/06
Mensagens: 19
Localização: Rio de Janeiro - Copacabana

MensagemEnviada: 10/08/2006 - 18:31:44    Assunto: Escolha e Moralidade Responder com citação

Escolha e Moralidade




Nem sempre somos confrontados com uma escolha que se divide entre o bom e o ruim. Muitas vezes temos que optar entre o ruim e o pior(quando não uma escolha de Sofia ). Esta realidade deve sobrepor ao idealismo imaturo daqueles que se negam a tomar a decisão que moralmente lhes cabe porque não desejam arcar com a desagradável conseqüência de seus atos. O objeto de nossas escolhas não tem que dar bons frutos, mas somente resultar de uma ponderação sábia na contabilidade do prejuízo. Para piorar ainda mais, nem sempre contamos com o tempo necessário e nem com a informação minimamente disponível. Não é o fim que justifica os meios, é o pior que justifica o ruim, e nossa responsabilidade não é de resultados, mas de meios. Esta é a essência da ética médica cuja atividade pode nos ensinar sobre a vida como inspirou Aristóteles na filosofia.
_________________
Aniquile-os todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eustaquio Maia




Idade: 71
Registrado: 12/05/05
Mensagens: 391
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: 23/10/2006 - 13:42:06    Assunto: A limitação Responder com citação


Limitação, a essência da moralidade

Segundo os chineses, a essência da moralidade é a limitação (I Ching - O Livro das Mutações, Hexagrama Nº 60). Condições ilimitadas não são próprias à natureza humana; caso estivessem disponíveis, o ser humano se perderia, se dissolveria no indeterminado sem conseguir realizar-se em coisa alguma. Qualquer empreendimento que assumamos terá a sua exclusividade e exigirá de nós a devida dedicação, o devido investimento: tudo na vida tem o seu preço. Assim como a natureza fixa limites às estações do ano, assim também o homem, harmonizando-se com o seu ritmo, deve agir com senso de economia e justiça, limitando seus gastos, evitando assim dissabores e prejuízos para si mesmo e para o seu próximo. Limitações são penosas mas eficazes se soubermos usá-las construtivamente. Cada um deve, pois, conscientemente, reconhecer voluntária e espontaneamente o seu dever. Contudo devemos estabelecer limites até mesmo para as limitações pois, se impusermos uma restrição muito amarga a nossa própria natureza, isto nos será prejudicial. Da mesma forma, se impusermos limites muitos severos aos outros, eles se rebelarão. O segredo está em se procurar a melhor situação de equilíbrio.

Ora, nossas preferências nos limitam; nossas escolhas nos limitam; portanto, de certa forma, também moldam a nossa moralidade, evidentemente. A moralidade é relativa e depende do contexto de época, lugar, condições socio-econômicas, etc. Não se deve, portanto, confundir moralidade com moralismo. Moralismo é afetação, é a falsa moralidade daqueles que alardeiam possuir limites, os quais eles próprios não respeitam, e tampouco têm a intenção de fazê-lo. Isto é bem diferente. A moralidade, por outro lado, embora relativa, é sempre necessária, pelas razões já apresentadas: economia e justiça, para si e para os outros. Já o moralismo, não; este deve ser evitado, sob pena de transformarmos nossas vidas numa grande maçada. Já foi dito que o Reino dos Céus está dentro de cada um. Sim, pode ser; mas também a possibilidade de cada um criar o seu próprio inferno está igualmente presente. Reflitamos sobre isso.

"A moralidade é simplesmente a atitude que adotamos com as pessoas de quem não gostamos.” Oscar Wilde, em “O Marido Ideal”.

_________________
"In a time of universal deceit, telling the truth is a revolutionary act." George Orwell

Eustáquio Maia


Editado pela última vez por Eustaquio Maia em 11/05/2007 - 14:27:20; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Moralidade e Mendacidade Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum





    RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]
[última atualização: 12/04/2021]
  [Powered by]
intelligence...