Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Jos茅 Saramago - Trecho de "Cadernos de Lanzarote"

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Poemas e Poesia
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 27/04/2005 - 03:21:31    Assunto: Jos茅 Saramago - Trecho de "Cadernos de Lanzarote" Responder com cita莽茫o

DEUS

23 de Fevereiro de 1994

Levaram Deus a todos os lugares da terra e fizeram-no dizer: 鈥淣茫o adoreis essa pedra, essa 谩rvore, essa fonte, essa 谩guia, essa luz, essa montanha, que todos eles s茫o falsos deuses. Eu sou o 煤nico e verdadeiro Deus.鈥 Deus, coitado dele, estava caindo em flagrante pecado de orgulho.

Deus n茫o precisa do homem para nada, excepto para ser Deus.

Cada homem que morre 茅 uma morte de Deus. E quando o 煤ltimo homem morrer, Deus n茫o ressuscitar谩.

Os homens, a Deus, perdoam-lhe tudo, e quanto menos o compreendem mais lhe perdoam.

Deus 茅 um sil锚ncio do universo, e o homem o grito que d谩 um sentido a esse universo.

30 de Outubro

Ema casa. No meio da correspond锚ncia que se acumulou durante estes dias de aus锚ncia venho encontrar a resposta definitiva 脿 pergunta c茅lebre: 鈥淥nde est谩 Deus?鈥 Antes de inventar-se a avia莽茫o era clar铆ssimo que Deus habitava o c茅u. As nuvens a铆 estavam para adornar a sua gl贸ria, altas ou baixas, tanto fazia, mas as mais demonstrativas, por singular que pare莽a, ainda eram as mais baixinhas, quando pelos intervalos delas desciam, magn铆ficos, obl铆quos jorros de luz. N茫o custava nada acreditar que, l谩 no alto, no espa莽o invis铆vel, precisamente no ponto da imagin谩ria intersec莽茫o dos feixes luminosos, Deus presidia. Depois come莽ou-se a voar por cima das nuvens e logo tornou-se patente que Deus n茫o estava l谩, n茫o havia vest铆gios dele em todo o infinito azul. Felizmente n茫o tardou que algu茅m tivesse a genial ideia de dizer que Deus se encontrava em toda a parte e que, portanto, n茫o valia a pena procur谩-lo. A explica莽茫o era t茫o boa que p么s a dormir, por muitos anos, a nossa mais do que leg铆tima curiosidade. At茅 hoje. Hoje estou eu em condi莽玫es de revelar que Deus, usando o pseud贸nimo humano de Alfredo Lopes Pimenta, vive em Riba d鈥橝ve, num lugar chamado Monte Negro S. Mateus. Outras coisas n茫o me atrevo a concluir de uns 鈥渧ersos鈥 que por ele me foram enviados (suponho que os erros de ortografia, ainda assim poucos, ser茫o consequ锚ncia das confus茫o lingu铆stica que for莽osamente existe na cabe莽a de um Deus que est谩 obrigado a conhecer todos os idiomas). Segue, ipsis verbis, isto 茅, tal e qual, a 鈥減oesia鈥.

Chegou-me aos meus ouvidos
que eras um grande escritor
mas segundo o que j谩 li
o que t煤 escreves n茫o tem sabor

por isso vai num instante 脿 mercearia
e compra sal e pimenta
e passa pela drogaria

e compra melhor ferramenta

porque a que tens est谩 estragada
e precisa de s锚r mudada
como as fraldas ao b茅b茅
e depois de tudo feito
aprende com o meu jeito
贸 meu criado Jos茅

e se t煤 fores inteligente
e tamb茅m muito coarente
ouves o galo a cantar
pois o teu fraco evangelho
n茫o h谩 de chegar a velho
nem muletas tem para andar

porque eu fiz o sol e as estrelas
e tamb茅m todos os plan锚tas
e a terra pus a girar
e criei todos os animais
e muitas aves e pardais
e tamb茅m a ti que me queres iliminar

por isso repara bem
e n茫o digas mal de ningu茅m
e muito menos do teu Criador
e procura aprender comigo
pois sou o maior amigo
e o que escrevo tem sabor

e nunca andei na escola
nem nunca pedi esmola
sempre tive de comer
pois n茫o vivo na pregui莽a
nem me alimento de hortali莽a
porque em mim est谩 o saber

e agora para terminar
n茫o me procures desafiar
como tens feito at茅 agora
e pensa bem no teu viver
porque a mim n茫o me far谩s morrer
mas t煤 num instante te vais embora

e sabes onde vais cair
se n茫o te quiseres redimir
do teu t茫o mal proceder
茅 no tormento infernal
que te condena o tribunal
e depois 茅 tarde para compre茅nder

Agora s贸 me falta receber, em prosa ou verso, com pseud贸nimo ou nome em pr贸prio, uma carta do Diabo. Entretanto, ningu茅m, a partir de agora, poder谩s ter d煤vidas: and谩vamos 脿 procura de Deus no c茅u e Ele, afinal, estava em Riba D鈥橝ve.

31 de Outubro

Ainda a prop贸sito de Deus: tive hoje a revela莽茫o surpreendente, luminos铆ssima, direi mesmo deslumbrante, de que se 茅 verdade que n茫o sou 鈥渢e贸logo鈥, como se afadigam e recriminar-me os que n茫o gostaram do Evangelho, 鈥渢e贸logos鈥 tamb茅m n茫o foram Marcos, Mateus, Lucas e Jo茫o, autores, eles com eu, de Evangelhos...

31 de Mar莽o de 1995

A prop贸sito da pr贸xima apresenta莽茫o de Divara no Festival de Ferrara, a revista italiana Panorama faz-me algumas perguntas, a saber:

a) Porqu锚, da parte de algu茅m que se afirma ateu, t茫o grande interesse pelas quest玫es religiosas?;

b) Divara denuncia a toler芒ncia religiosa no s茅culo XVI, ou 茅 uma met谩fora da atualidade?;

c) Quais s茫o o maior merecimento e o maior perigo da f茅?;

d) Se a f茅 religiosa comporta a convers茫o de quem n茫o cr锚, pode um homem de f茅 ser realmente tolerante?;

e) Tendo em conta as amea莽as do integralismo, 茅 poss铆vel que chegue um tempo de respeito pelas diferen莽as de ra莽a, opini茫o e religi茫o?;

f) Que pensa do antagonismo, sublinhado pelo Papa na sua recente enc铆clica, entre 鈥渓ei de estado鈥 e 鈥渓ei moral鈥?;

g) Finalmente, em que cr锚?

Com certeza de vou me repetir, mas com certeza igual de a repeti莽茫o nunca prejudicar谩 a clareza, eis o que respondi:

a) A mim o que me surpreende 茅 o pouco interesse que os ateus demonstram pelas quest玫es religiosas. S贸 porque um dia se declararam ateus, passaram a comporta-se como se a quest茫o tivesse ficado definitivamente arrumada. O meu ponto de vista 茅 diferente. O facto de eu negar a exist锚ncia de Deus n茫o faz com a Igreja Cat贸lica desapare莽a, nem tem qualquer influ锚ncia nas convic莽玫es (na f茅, quero dizer) dos seus fi茅is A religi茫o 茅 um fen贸meno exclusivamente humano, portanto 茅 natural que provoque a curiosidade e um escritor, ainda que ateu. Al茅m disso h谩 uma evid锚ncia que n茫o deve ser esquecida: no que respeita 脿 mentalidade, sou u crist茫o. Logo, escrevo sobre o que faz de mim a pessoa que sou.

b) Desgra莽adamente, Divara n茫o pode ser entendida como uma mera reconstitui莽茫o hist贸rica nem como uma met谩fora. O estado do mundo mostra-nos como a evoca莽茫o de manifesta莽玫es de intoler芒ncia ocorridas h谩 quatro s茅culos tem, afinal, uma flagrante actualidade. Realmente d谩 que pensar o pouco que aprendemos com a experi锚ncia.

c) O maior merecimento da f茅, como ideologia que 茅, est谩 na capacidade de fazer aproximar seres humanos uns dos outros. O seu maior perigo encontra-se no orgulho e considerar-se a si mesma como a 煤nica e extensiva verdade, e portanto ceder a vontade de poder, com todas as consequ锚ncias.

d) A f茅 religiosa n茫o comporta apenas a vontade de convers茫o de quem n茫o cr锚, comporta tamb茅m a vontade de convers茫o daqueles que seguem outra religi茫o. Atitude, a meu ver, totalmente absurda. Se h谩 Deus, h谩 um s贸 Deus. Logo, equivalem-se todos os modos de ador谩-lo. Por isso mesmo, um crente, qualquer que fosse a sua religi茫o, deveria ser um exemplo de toler芒ncia. N茫o 茅 assim, como todos os dias se v锚. E ouso dizer que ningu茅m 茅 mais tolerante que um ateu.

e) O integralismo n茫o 茅 s贸 isl芒mico, a intoler芒ncia n茫o 茅 praticada apenas por aqueles que andam a matar em nome de 脕la. Hoje mesmo, sem chegar aos crimes que mancham seu passado, a Igreja Cat贸lica continua a exercer uma press茫o abusiva sobre as consci锚ncias. Respeito pela diferen莽a de ra莽a, de opini茫o e de religi茫o n茫o o prevejo para um futuro imediato, nem sequer pr贸ximo. Continuarem a ser intolerantes porque n茫o queremos compreender que n茫o basta ser tolerante. Enquanto formos incapazes de reconhecer a igualdade profunda de todos os seres humanos n茫o sairemos da desastrosa situa莽茫o que nos encontramos.

f) A hist贸ria da humanidade 茅 um processo cont铆nuo de transforma莽玫es de valores 脡 verdade que o tempo que vivemos se caracteriza pelo desaparecimento de valores tradicionais, sem que apare莽am, de uma forma clara, valores novos que sejam capazes de informar eticamente as sociedades. Por茅m, esse antagonismo apontado pelo Papa n茫o 茅 de hoje, mas de sempre. Alguma vez, na Hist贸ria, a 鈥渓ei de Estado鈥 coincidiu com a 鈥渓ei moral鈥? Ou ser谩 que o pensamento de Jo茫o Paulo II se orienta agora no sentido duma 鈥渃ristianiza莽茫o鈥 dos Estados laicos? Se assim 茅, deveria come莽ar talvez por 鈥渃ristianizar鈥 o seu pr贸prio Vaticano.

g) Creio no direito 脿 solidariedade e no dever de ser solid谩rio Creio que n茫o h谩 nenhuma incompatibilidade entre a firmeza dos valores pr贸prios e o respeito pelos valores alheios. Somos todos feitos da mesma carne sofrente. Mas tamb茅m creio que ainda nos falta muito para chegarmos a ser verdadeiramente humanos. Se o seremos alguma vez...

Copyright漏 1996 Companhia das Letras
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Poemas e Poesia Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]