Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Pedido de Admissão 3# - Eustaquio Maia

Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 09/05/2005 - 05:42:30    Assunto: Pedido de Admissão 3# - Eustaquio Maia Responder com citação

Nome: Eustaquio Maia

E-mail: cybertako@gmail.com

Área: Superior, área da educação.

Questão_1: Por que você deseja fazer parte do Fórum Paraíso Niilista?

Resposta_1: Não sei com certeza. Aliás, é tudo o que posso dizer. O falar é, na melhor das hipóteses, uma mentira honesta; ao passo que o silêncio é, no pior dos casos, uma verdade nua.

Talvez eu esteja procurando os meus iguais: "Toda companhia é má, exceto a dos nossos iguais" (Nietzsche, Além do Bem e do Mal). Isto não quer dizer, em absoluto, quero deixar bem claro, que eu acredite que os meus "iguais" estejam aqui, neste Paraíso Niilista. Acredito ser apenas uma passagem, mais uma de minhas múltiplas experiências até que eu encontre aquela derradeira e inevitável experiência: a morte.

Questão_2: Mencione seus autores favoritos e explique por que eles chamaram a sua atenção.

Resposta_2: Aprecio Schopenhauer, Nietzsche e, principalmente, Augusto dos Anjos, O Poeta do Hediondo.

O primeiro chama-me a atenção quando diz que "o nada é preferível à vida", que viver é essencialmente querer; querer é sofrer; portanto, toda existência é essencialmente dor. Outro detalhe que me chama atenção particularmente em Schopenhauer é quanto às três maneiras de se ver a humanidade: " O médico vê o homem em toda a sua fraqueza; o jurista vê-o em toda a sua maldade; o teólogo, em toda sua imbecilidade."

O que me chama atenção em Nietzsche: "Há verdades que só podem ser ditas por um louco".

Quanto a Augusto dos Anjos, sou supeito para falar, pois sou seu fã. Contudo, eu poderia citar que, nele, o que mais me fascina é a sua subjetividade: "Eu sou aquele que ficou sozinho, cantando sobre os ossos do caminho a poesia de tudo quanto é morto." O que é neutra abstração na filosofia de Schopenhauer vai transformar-se em dramática concretitude na poesia de Augusto dos Anjos.

Questão_3: Quais são as noções fundamentais do livre-pensamento?

Resposta_3: O livre-pensamento só é possível pela tolerância, compaixão, imparcialidade, uso da razão crítica, reflexão filosófica e rejeição sistemática a qualquer posição dogmática.
No que diz respeito aos dogmas, então, todo cuidado é pouco. O aconselhável neste caso é sempre um alto grau de cepticismo.

Questão_4: Conceitue o niilismo e o diferencie do ceticismo. Seja claro.

Resposta_4: Niilismo (ou nihilismo), do latim "o nada", é uma corrente filosófica que concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido. É o aniquilamento, a redução ao nada: "O nada é preferível à vida" (Schopenhauer). O ceticismo (ou cepticismo) é o estado de quem duvida de tudo; a presença constante do questionamento e da dúvida.
O cepticismo, ao contrário do niilismo, não reduz tudo ao nada; apenas duvida e questiona o tudo existente ou proposto.

Questão_5: Conceitue a moral; explique qual é a sua função e quais são seus alicerces.

Resposta_5: Moral é o sistema de regras de conduta necessárias no convívio social, quer seja de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer seja para um grupo ou pessoa determinada. O alicerce, a espinha dorsal da moralidade, é a limitação. A título de ilustração eu poderia citar "O Livro das Mutações" (I Ching) - Hexagrama nº 60, "A Limitação".

Questão_6: O que você entende pelo termo “razão”? O que é a racionalidade?

Resposta_6: Razão é a faculdade que tem o ser humano de avaliar, julgar, ponderar idéias universais; raciocínio, juízo. É a faculdade que tem o homem de estabelecer relações lógicas, de conhecer, de compreender, de raciocinar; raciocínio, inteligência. Bom senso; juízo; prudência.

Racionalidade é a qualidade do que é racionável ou racional, que se orienta unicamente pelo raciocínio. Numa perspectiva dialética, a qualidade, socialmente construída, da atividade humana que é adequada às finalidades visadas (Filosoficamente).

Questão_7: Qual é a relação entre a arte e a subjetividade humana?

Resposta_7: Toda arte (objeto) é a expressão do seu autor (sujeito).
A primeira nada mais é do que produto desta última.
Segundo Wilde, "revelar a arte e ocultar o artista é o objetivo da arte." Ainda segundo ele, acredita-se que a arte imita a vida; no entanto, o que a arte reflete realmente não é a vida e sim o expectador o que a arte realmente reflete. A arte é a ponte entre a realidade subjetiva e a realidade objetiva, pois é unicamente através dela (a arte) que o sujeito (artista) pode externar sua percepção do mundo.

Questão_8: O que você entende por realidade objetiva? O que a diferencia do subjetivo?

Resposta_8: Realidade objetiva é a realidade externa, que é válida para todos e não apenas para o indivíduo. Ao passo que a realidade subjetiva é a realidade interna do indivíduo, como ele vê o mundo, sentida só por ele: "Ninguém assistiu ao formidável enterro da tua última quimera..." (Augusto dos Anjos, Versos Íntimos).

Questão_9: Apresente sucintamente sua visão de mundo. Explicite seus posicionamentos mais relevantes. Cite algumas influências.

Resposta_9: A minha visão do mundo, tanto no que diz respeito a teístas quanto a ateístas ( ou ateus) é a do cepticismo. Observo que as pessoas sempre procuram adotar a posição que é melhor para si, não importa o nome (-ismo) que se dê. Em cada cabeça, uma sentença: há tantas religiões quantas são as pessoas. Parece que só há uma lição a aprender em tudo isto: todo mundo tem o seu preço. Assim sendo, também tenho o meu. Não tenho uma religião, porém EU SOU a minha religião. E minha religião é apenas o que EU SOU: certo ou errado, bonito ou feio, forte ou fraco, alegre ou triste, bom ou mau, agradável ou desagradável, EU SOU O QUE SOU. Sempre correrei o risco de, agradando a uns, desagradar a outros (C'est la vie!). Quanto às influências (puxa!)...são as mais diversas, perdi a conta. Mas eu poderia apelar para a sincronicidade com a seguinte citação anônima: "De nada adianta lamentar um vaso quebrado, quando todas as forças do Universo contribuiram para fazê-lo cair de n
ossas mãos."

Questão_10: Questão aberta. Fale sobre algum assunto de seu interesse em especial, relacionado ao conteúdo do site.

Resposta_10: Acho que na própria palavra "niilismo" está o meu especial interesse, pois sempre estou em fuga para o Nada, em busca da minha razão de ser (freqüentemente tenho dificuldade em aceitar o que vejo no dia-a-dia). Tudo é vaidade e aflição de espírito. Toda existência é pura vaidade!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 09/05/2005 - 05:48:54    Assunto: Responder com citação

Nota 7.

Respondeu aproriadamente a maior partes das questões, apesar de algumas coisas terem me parecido estranhas. Na minha opinião está apto a tornar-se um membro.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
t. h. abrahao

Fundador PN

MensagemEnviada: 10/05/2005 - 16:22:09    Assunto: Responder com citação

aprovo. o eustaquio parece ter conteúdo e estrutura pra fazer parte do PN.
Scander

Fundador PN

MensagemEnviada: 24/06/2005 - 22:36:06    Assunto: Votação sobre novo membro Responder com citação

Ai pessoal, não estou participando do forum.. estou tendo pouco tempo para ler, estou sempre de plantão.. não está fácil.
Espero poder participar mais das discussões logo, pois já estou ficando muito pra tras hehehe

Voltando a vaca fria, acho que o Eustaquio pode contribuir com o forum.

[]s a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: