Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Pedido de Admissão 7# - Helio Rodrigues Pereira

Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 30/04/2006 - 16:43:03    Assunto: Pedido de Admissão 7# - Helio Rodrigues Pereira Responder com citação

Nome: Helio Rodrigues Pereira

E-mail: heliorp@terra.com.br

Área: Engenharia

Questão_1: Por que você deseja fazer parte do Fórum Paraíso Niilista?

Resposta_1: Filosoficamente, porque suspeito que o niilismo pode ser uma via para o sentido. Acho que paradoxalmente, nesta busca pelo nada vocês encontraram algo, mas talvez não saibam o que é. O niilismo é uma redução generalizada das crenças, e por isso mesmo, talvez seja a concentração naquilo que é essencial.
Pessoalmente gostaria de saber:
1) porque o exercício do niilismo exige terno e gravata:

http://suicidenotes.niilismo.net/imagens/fotos/form1.jpg

2) Porque a Flávia está me oferecendo uma pizza

http://suicidenotes.niilismo.net/imagens/fotos/imagem_025.jpg

3) E se a configuração misturada de peças brancas e pretas de xadrez é para transmitir uma mensagem de “respeito pelas diferenças”, “paz mundial”, etc.

http://suicidenotes.niilismo.net/imagens/fotos/foto10.jpg

myCounter: 208

Questão_2: Mencione seus autores favoritos e explique por que eles chamaram a sua atenção.

Resposta_2: Eu não tenho autores favoritos, não há nenhum autor que eu use como guia de meus pensamentos, mas existe um bocado de autores que me influenciaram. Freud, Alan Bloom, Harold Bloom, Imre Lakatos, Roger Penrose, Alan Sokal, Olavo de Carvalho, Aristóteles, Husserl, Dante Alighieri. De Freud e Penrose a relação entre a estética e o conhecimento, de Alan Bloom os argumentos contra o relativismo, Harold Bloom denuncia a destruição gramsciana da crítica literária, Imre Lakatos e a evolução desajeitada da matemática, Sokal e a refutação do descontrucionismo, a Olavo de Carvalho- Aristóteles e a tese da intuitividade do conhecimento e a desconstrução do descontrucionismo, e Husserl sobre a natureza ontológica da realidade e a refutação do psicologismo.

Questão_3: Quais são as noções fundamentais do livre-pensamento?

Resposta_3: O livre-pensamento é o exercício da consciência individual. Pensar não é repetir slogans ideológicos. O livre pensamento se fundamenta no pensamento crítico, a intuição que se liberta dos hábitos condicionados de pensar e da tirania dos clichês coletivos.

Questão_4: Conceitue o niilismo e o diferencie do ceticismo. Seja claro.

Resposta_4: Gnose : “Deus nos abandonou e nossa existência é um erro”, mais tarde o niilismo resgata herança da gnose e o sintetiza numa iconoclastia que cultua o nada. O ceticismo, é a descrença em qualquer coisa que não seja justificada de modo suficiente. O ceticismo é uma via para o niilismo.

Questão_5: Conceitue a moral; explique qual é a sua função e quais são seus alicerces.

Resposta_5: A moral é o comportamento que regulamos para evitar a infelicidade alheia. Filosoficamente esta alicerçada na busca pela verdade como princípio para evitar a prática da injustiça, disciplina que deve ser aplicada na avaliação do mundo e no exercício da empatia. Como prática é a reflexão solitária dos atos cometidos quando todo o resto desaparece, sem testemunhas, ou qualquer apelo exterior.

Questão_6: O que você entende pelo termo “razão”? O que é a racionalidade?

Resposta_6: Razão é justificativa. Uma atitude racional é aquela que se fundamenta em motivações que não estão em conflito. O conflito entre as motivações de um ato, é a origem da irracionalidade humana. A reflexão racional completa o conhecimento esboçado pela experiência. Tentativas e erros não informam o quê da tentativa resultou no erro. A esquematização da tentativa e erro abstrai a essência de cada evento resgatando o nexo de causalidade e completando a ciência.

Questão_7: Qual é a relação entre a arte e a subjetividade humana?

Resposta_7: O eu subjetivo não pode ser expresso em sua totalidade. A Arte é o exercício da comunicação daquilo que outrora julgamos incomunicável. É a transmissão de estados de espíritos cuja estrutura é uma nuance que não pode ser captada pelos blocos de lego da linguagem humana.

Questão_8: O que você entende por realidade objetiva? O que a diferencia do subjetivo?

Resposta_8: Realidade objetiva é todo o universo que possui autonomia em relação aos nossos pensamentos. Os objetos reais não se curvam a nossa imaginação. O sonho ilude pela supressão da memória, porque esquecemos que o evento do presente pré-existiu num pensamento do instante passado. Quando descobrimos a trama assumimos o controle, decolamos e viramos o jogo.

Questão_9: Apresente sucintamente sua visão de mundo. Explicite seus posicionamentos mais relevantes. Cite algumas influências.

Resposta_9: O Mundo, enquanto resultado das ações humanas, é conseqüência do legado filosófico numa guerra bipolar, entre o conhecimento e a fraude. A fraude resulta da anti-filosofia que reduz discernimento humano, que torna a verdade indistinguível da mentira e fundamenta a ideologia. A filosofia desfaz este estrago e fundamenta a tecnologia e o progresso. A luta entre ambas e suas conseqüências é a minha filosofia da história.

Questão_10: Questão aberta. Fale sobre algum assunto de seu interesse em especial, relacionado ao conteúdo do site.

Resposta_10: O niilismo em sua essência é impossível, inviável, impraticável. Nos reportamos ao niilismo como elo de identidade que nos une em torno de algo que não sabemos o que é, mas que em certa medida, se parece com o niilismo. É colocarmos em estado de repouso para resgatar a lucidez que grita em nosso inconsciente, que não pode ser ouvida por causa da música incessante de nossas velhas convicções. Esteticamente sinto que o estado de espírito do niilismo é muito bem representado pela música de Wagner. Especificamente o prelúdio do terceiro ato de Tristão e Isolda. Quando ouço isso, sinto coisas que parecem niilistas. Já Woody Allen disse que quando escuta Wagner sente vontade de invadir a Polônia...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
t. h. abrahao

Fundador PN

MensagemEnviada: 30/04/2006 - 22:46:41    Assunto: Responder com citação

mostrou interesse pelo espaço, concisão na respostas e certa ironia que foi benéfica para o contexto. não encontrei motivo algum para que não seja aceito. meu voto é: aprovo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Eustaquio Maia

MensagemEnviada: 30/04/2006 - 23:08:33    Assunto: Re: Pedido de Admissão 7# - Helio Rodrigues Pereira Responder com citação

Também aprovo. E sua quarta resposta chamou-me particularmente a atenção quando disse que o cepticismo é uma via para o niilismo. Isto explica porque estou aqui no P.N.

Eustáquio Maia
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lenore

Fundador PN

MensagemEnviada: 01/05/2006 - 23:32:11    Assunto: Responder com citação

Citação:
mostrou interesse pelo espaço, concisão na respostas e certa ironia que foi benéfica para o contexto.

Concordo e também aprovo.

O ódio é meu único vício
O desprezo é minha única virtude
O nada, meu único ideal
A.D.C

Editado pela última vez por Lenore em 01/05/2006 - 23:33:14; num total de 1 vez
Cancian

Administrador PN

MensagemEnviada: 03/05/2006 - 05:53:18    Assunto: Responder com citação

Por mim está ok. Usuário adicionado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Novos Membros Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: