Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Dois aforismos de Aurora

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Filosofia
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 26/05/2006 - 16:29:01    Assunto: Dois aforismos de Aurora Responder com cita莽茫o

apenas dois aforismos de Aurora. pudera eu colocar o livro inteiro aqui...

117.

Na pris茫o. - Minha vista, seja forte ou fraca, enxerga apenas a uma certa dist芒ncia, e neste espa莽o eu vivo e ajo, a linha deste horizonte 茅 meu destino imediato, pequeno ou grande, a que n茫o posso escapar. Assim, em torno a cada ser h谩 um c铆rculo conc锚ntrico, que lhe 茅 peculiar. De modo semelhante, o ouvido nos encerra num pequeno espa莽o, e assim tamb茅m o tato. 脡 de acordo com esses horizontes, nos quais, como em muros de pris茫o, nossos sentidos encerram cada um de n贸s, que medimos o mundo, que chamamos a isso perto e 脿quilo longe, a isso grande e 脿quilo pequeno, a isso duro e 脿quilo macio: a esse medir chamamos "perceber" - e tudo, tudo em si 茅 erro! Conforme a quantidade de experi锚ncias e emo莽玫es que nos s茫o poss铆veis em m茅dia, num momento determinado, cada qual mede a sua vida, breve ou longa, pobre ou rica, plena ou vazia: e segundo a vida m茅dia humana medimos a de todas as demais criaturas - e tudo, tudo em si 茅 erro! Se a nossa vis茫o fosse cem vezes mais aguda para as coisas pr贸ximas, o ser humano nos pareceria monstruosamente comprido; sim, pode-se imaginar 贸rg茫os que fariam perceb锚-lo como imensur谩vel. Por outro lado, poderia haver 贸rg茫os constituidos de tal forma que sistemas solares inteiros parecessem contra铆dos e ajuntados como uma 煤nica c茅lula: e, para seres de conforma莽茫o oposta, uma c茅lula do corpo humano poderia apresentar-se como um sistema solar, em movimento, constru莽茫o e harmonia. Os h谩bitos de nossos sentidos nos envolveram na mentira e na fraude da sensa莽茫o: estas s茫o, de novo, os fundamentos de todos os nossos ju铆zoz e "conhecimentos" - n茫o h谩 escapat贸ria, n茫o h谩 trilhas ou atalhos para o mundo real! Estamos em nossa teia, n贸s, aranhas, e, o que quer que nela apanhemos, n茫o podemos apanhar sen茫o justamente o que se deixa apanhar em nossa teia.

118.

O que 茅 ent茫o o pr贸ximo? - Que compreendemos de nosso pr贸ximo, sen茫o suas fronteiras, quero dizer, aquilo com que ele se inscreve e se imprime em n贸s e sobre n贸s? Nada compreendemos dele, sen茫o as mudan莽as em n贸s que s茫o por ele causadas - nosso conhecimento dele semelha um espa莽o oco a que se deu uma forma. N贸s lhe atribuimos as sensa莽玫es que os seus atos despertam em n贸s, dando-lhe, assim, uma falsa positividade inversa. N贸s o constru铆mos segundo o que sabemos de n贸s, dele fazendo um sat茅lite de nosso pr贸prio sistema; e, quando ele nos ilumina ou se escurece, e somos a causa 煤ltima de ambas as coisas - n贸s acreditamos o contr谩rio!Mundo de fantastas, este em que vivemos! Mundo invertido, virado, vazio e, no entanto, sonhado cheio e reto.

NIETZSCHE, Friedrich. in Aurora. Livro II, p谩g. 90-91. Tradu莽茫o de Paulo C茅sar de Souza. S茫o Paulo: Cia. das Letras.
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Filosofia Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]