t. h. abrahao
Fundador PN

Idade: 41 Registrado: 22/01/05 Mensagens: 574 Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp
|
|
423.
Dentro do grande sil锚ncio. 鈥 Aqui est谩 o mar, aqui podemos esquecer a cidade. Os seus sinos ainda tocam neste momento a Ave Maria 鈥 esse ru铆do sombrio e tolo, por茅m doce, no cruzamento do dia com a noite 鈥, mas apenas por mais um instante! Agora tudo se cala! O mar se estende p谩lido e cintilante, n茫o pode falar. O c茅u traz seu eterno e silencioso espet谩culo vespertino em cores rubras, verdes e amarelas, n茫o pode falar. As pequenas fal茅sias e recifes que entram no mar, como que buscando o local mais solit谩rio, nenhum deles pode falar. Essa mudez enorme, que subitamente nos toma, 茅 bela e aterradora, diante dela o cora莽茫o se inflama. 鈥 Oh, a hipocrisia dessa muda beleza! Como poderia falar bem, e mal tamb茅m, se apenas quisesse! Sua l铆ngua atada e a sofredora ventura em seu rosto s茫o uma perf铆dia, querem zombar da nossa simpatia! 鈥 Pois seja! N茫o me envergonho de ser a zombaria de tais poderes. Mas tenho compaix茫o de voc锚, natureza, porque tem de silenciar, ainda quando 茅 apenas sua mal铆cia que lhe prende a l铆ngua: sim, tenho compaix茫o de voc锚 por sua mal铆cia! 鈥 Ah, faz-se ainda mais sil锚ncio, e novamente se inflama o meu cora莽茫o: apavora-se ante uma nova verdade, tamb茅m n茫o pode falar, ele pr贸prio zomba juntamente, se a boca exclama algo nessa beleza, ele pr贸prio desfruta sua doce maldade em silenciar. A fala, e at茅 o pensamento, tornam-se para mim odiosos: n茫o escuto o erro, a ilus茫o, o esp铆rito delirante a rir por tr谩s de cada palavra? N茫o tenho que zombar de minha compaix茫o? Zombar de minha zombaria? 鈥 Oh, mar! Oh, noite! Voc锚s s茫o maus instrutores! Ensinam o ser humano a parar de ser humano! Deve ele entregar-se a voc锚s? Deve tornar-se, como s茫o agora, p谩lido, brilhante, mudo, imenso, repousando em si mesmo? Elevado sobre si mesmo?
NIETZSCHE, Friedrich. in Aurora, Parte IV.
Editado pela 煤ltima vez por t. h. abrahao em 31/07/2006 - 21:09:52; num total de 1 vez |
|