t. h. abrahao
Fundador PN

Idade: 41 Registrado: 22/01/05 Mensagens: 574 Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp
|
|
Devemos a quase totalidade das nossas descobertas 脿s nossas viol锚ncias, 脿 exacerba莽茫o do nosso desequil铆brio. Mesmo Deus, na medida em que nos intriga, n茫o 茅 no mais 铆ntimo de n贸s que o discernimos, mas antes no limite exterior da nossa febre, no ponto preciso em que, confrontando-se a nossa ira com a sua, se produz um choque, um encontro t茫o ruinoso para Ele como para n贸s. Ferido pela maldi莽茫o que se liga aos actos, o violento s贸 for莽a a sua natureza, s贸 se ultrapassa a si pr贸prio, para a ela regressar, furioso e agressor, seguido pelas suas empresas, que o punem por as ter feito nascer. N茫o h谩 obra que n茫o se volte contra o seu autor: o poema esmagar谩 o poeta, o sistema o fil贸sofo, o acontecimento o homem de ac莽茫o. Destr贸i-se quem, respondendo 脿 sua voca莽茫o e cumprindo-a, se agita no interior da hist贸ria; apenas se salva aquele que sacrifica dons e talentos para, desprendido da sua qualidade de homem, poder repousar no ser. Se aspiro a uma carreira metaf铆sica, n茫o posso por pre莽o algum conservar a minha identidade: terei de liquidar o menor res铆duo que dela possa guardar; se, pelo contr谩rio, escolho a aventura de um papel hist贸rico, a tarefa que me cabe 茅 a de exasperar as minhas faculdades at茅 explodir eu pr贸prio com elas. Parece-se sempre pelo eu que se assume: ter um nome 茅 reivindicar um modo preciso de ru铆na.
CIORAN, Emil. In: Pensar contra si pr贸prio.
Editado pela 煤ltima vez por t. h. abrahao em 21/05/2008 - 19:11:26; num total de 1 vez |
|