Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Morangos mofados - Caio Fernando Abreu

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Niilismo ao acaso
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 28/06/2008 - 22:25:20    Assunto: Morangos mofados - Caio Fernando Abreu Responder com cita莽茫o

Morangos mofados
por Caio Fernando Abreu

Para Jos茅 M谩rcio Penido

Let me take you down
鈥榗ause I鈥檓 going to strawberryfields
noth铆ng is real, and nothing to get hung about
strawberryfieldsforever
Lennon & McCartney: 鈥淪trawberry fields forever

Prel煤dio
No entanto (at茅 no-entanto dizia agora) estava ali e era assim que se via. Era dentro disso que precisava mover-se sob o risco de. N茫o sobreviver, por exemplo 鈥 e queria? Enumerava frases como 茅-assimqile-as-coisas-s茫o ou que-se-h谩-de-fazer-que-se-h谩-de-fazer ou apenas lTttsafinalque.importa. E a cada dia ampliava-se na boca aquele gosto dernorangos mofando, verde doentio guardado no fundo escuro de algama gaveta.

Allegro Agitato
Pois o senhor est谩 em excelente forma, a voz elegante do m茅dico, t锚niporas grisalhas como um coadjuvante de filme americano, vestido d0 bege, tom sur tom dos sapatos polidos 脿 gravata frouxa, na medida justa entre o desalinho e a descontra莽茫o. N茫o h谩 nada errado com o seu cora莽茫o nem com o seu corpo, muito menos com o seu c茅rebro. Caro senhor. Acendeu outro cigarro, desses que voc锚 fuma o dobro para evitara metade do veneno, mas n茫o 茅 no c茅rebro que acho que tenho o c芒ncor, doutor, 茅 na alma, e isso n茫o aparece em check-up algum.
Mal do nosso tempo, sei, pensou, sei, agora vai desandar a tecer considera莽玫es s贸cio-pol铆tico-psicanal铆ticas sobre O Espantoso Aumento da Hipocondria Motivada Pela Paran贸ia dos Grande Centros Usbanos, cara bem barbeada, boca de pr贸teses perfeitas, uma puta certa Vt disse que os m茅dicos s茫o os maiores tarados (talvez pela intimidade colstante com a carne humana, considerou), e este? R谩pido, analisou: no m谩ximo chupar uma boceta, praticar-sexo-oral, como diria depois, escovando meticuloso suas pr贸teses perfeitas, naturalmente que se o senhor pudesse diminuir o cigarro sempre 茅 bom, muito leite, fervido, 茅 claro, para evitar os cloriformes, ar puro, um pouco de exerc铆cio, cooper, quem sabe, mais pensando no futuro do que em termos imediatos, claro. Mas se o futuro, doutor, 茅 um inevit谩vel finalmente algu茅m apertou o bot茫o e o cogumelo met谩lico arrancando nossas peles vivas, bateu com cuidado o cigarro no cinzeiro, um cinzeiro de metal, odiava objetos de metal, e tudo no consult贸rio era metal cromado, f贸rmica, acr铆lico, anti-s茅ptico, im-po-lu-to, assim o pr贸prio m茅dico, n茫o ousando al茅m do bege. Na parede a natureza-morta com secas uvas brancas, peras p谩lidas, macilentas ma莽茫s verdes. Nenhuma melancia escancarada, nenhuma pitanga madura, nenhuma manga molhada, nenhum morango sangrento. Um morango mofado 鈥 e este gosto, senhor, sempre presente em minha boca?
Azia, m谩 digest茫o, sorriso complacente de dentes no m铆nimo trinta por cento aut锚nticos (e o que fazer, afinal? dan莽ar um tango argentino, ou seria cantar? cantarolou calado assim 鈥渜uiero emborrachar mi coraz贸n para olvidar um toco amor que m谩s que amor fue una traici贸n鈥 tinha versos 脿 espreita, adequados a qualquer situa莽茫o, essa uma vantagem secreta sobre os outros, mas t茫o secreta que era tamb茅m uma desvantagem, entende? nem eu, versos emboscados da nossa mais fina lira, tangos argentinos e rocks dilacerantes, com 锚nfase nos solos de guitarra). Um tranq眉ilizante levinho levinho a铆 umas cinco miligramas, que o senhor tome tr锚s por dia, ao acordar, ap贸s o almo莽o, ao deitar-se, olhos vidrados, mente quieta, cora莽茫o tranq眉ilo, s铆stole, pausa, di谩stole, pausa, s铆stole, pausa, di谩stole, sem v茫s taquicardias, freio qu铆mico nas emo莽玫es. Assim passaria a movimentar-se l茅pido entre malinhas 007, palet贸s cardin, etiquetas fiorucci, suavemente drogado, dem么nios suficientemente adormecidos para n茫o incomodar os outros. Proibido sentimentos, passear sentimentos, passear sentimentos desesperados de cabe莽a para baixo, proibido emo莽玫es c谩lidas, ang煤stias f煤teis, fantasias m贸rbidas e mem贸rias in煤teis, um nirvana da bayer e se 茅 bayer. Suspirou, suspirava muito ultimamente, apanhou a receita, assinou um cheque com fundos, naturalmente, e saiu antes de ouvir um delicado porque, afinal, o senhor ainda 茅 t茫o jovem.

Adagio sostenuto
Quando acordou, o sol j谩 n茫o batia no terra莽o, o que trocado em mi煤dos significav谩 algo assim como mais-de-duas-da-tarde. Tinha tomado tr锚s comprimidos, um pela manh茫, outro pelo almo莽o, outro antes de dormir, s贸 que juntos 鈥 e o gosto persistia na boca. Strawberry, pensou, e quis ent茫o como antigamente ouvir outra vez os Beaties, mas ainda na cama teve pregui莽a de dar dois passos at茅 o toca-discos, e onde andariam agora, perdidos entre tantas simones e donnas summers, tanto mas tanto tempo, nem gostava mais de maconha. Acariciou o pau murcho, com vontade longe, querendo mandar parar aquele sil锚ncio horr铆vel de apartamento de homem solteiro, a empregada n茫o viria, ele n茫o tinha colocado gasolina no carro, nem descontado cheque, nem batalhado uma trepadinha de fim de semana, nem tomado nenhuma dessas pr茅-l煤dicas provid锚ncias-de-sexta-feira-ap贸s-o-almo莽o, e precisava. Precisava inventar um dia inteiro ou dois, porque amanh茫 茅 domingo e segunda鈥攆eira ningu茅m sabe o qu锚.
Acendeu um cigarro, assim em jejum lembrando 煤lceras, enfisemas, cirroses, camadas fibrosas recobrindo o f铆gado, mas o f铆gado continuaria existindo sob as tais fibras ou seria substitu铆do por? Ningu茅m saberia explicar, cuecas sint茅ticas dessas que d茫o pruridos & impot锚ncia jogadas sobre o tapete, uma grana, imita莽茫o perfeita de persa. O telefone ent茫o tocou, como costuma 脿s vezes tocar nessas horas, salvando a p谩gina em branco ap贸s a v铆rgula, ele estendeu a m茫o, tinha dedos at茅 bonitos ele, juntas nodosas revelando ang煤stia & sensibilidade, como diria Alice, mas Alice foi embora faz tempo, a cadela que eu at茅 comia direitinho, estimulando o clit贸ris comme ilfaut, n茫o 茅 assim que se diz que se faz que se. O telefone tocou uma vez mais, e como se diz nesses casos, mais uma e mais outra e outra mais, enquanto com uma das m茫os ele ligava o r谩dio libertando uma onda desgrenhada de violinos, Wagner, sup么s, que tinha sua cultura, sua leitura, valqu铆rias, nazismos, dachaus, judeus, e com a outra acariciava o pau come莽ando a vibrar estimulado talvez pelos violinos, judeus, davis.
O telefone parou, o telefone n茫o fazia nenhum som especial ao parar, mas deveria arfar, gemer quando entrasse fundo, duro e quente, judeuzinho de merda, deve estar metido naquele kibutz no meio da areia plantando trigo, n茫o, trigo acho que n茫o, 茅 muito seco, azeitonas quem sabe, milho talvez, a cabe莽a quente do pau vibrava na palma da m茫o, foi no que deu ficar trocando livrinho de Camus por Anna Seghers, pervitin por pambenil, tes茫o se resolve 茅 na cama, n茫o emprestando livro nem apresentando droga, anote, aprenda, mas agora 猫 troppo tarde, tudo j谩 passou e minha vida n茫o passa de um ontem n茫o resolvido, bom isso. E idiota. E in煤til.
Levantou de repente. Foi ent茫o que veio a n谩usea, s贸 o tempo de caminhar at茅 o banheiro e vomitar aos roncos e arquejos, onde est茫o todos voc锚s, caralho, onde as comunidades rurais, os nirvanas sem ped谩gio, o 谩cido em todas as caixas-d鈥櫭ua de todas as cidades, o azul dos azulejos come莽ando a brilhar, maya, samsara, que 脿s vezes voltava. De s煤bito lis茅rgico no meio de uma frase tonta, de um gesto pouco, de um ato porco como esse de vomitar agora as quinze miligramas leves leves. Alice abria as coxas onde a penugem se adensava em p锚los ruivos, depois gemia gostoso, calor molhado l谩 dentro. Neur么nios arrebentados, tem um certo n煤mero sobrando, depois v茫o morrendo, n茫o se recomp玫em nunca mais, quantos me restar茫o, meu deus e a m茫o de p锚los escuros de Davi acariciando as minhas veias at茅 incharem, quase obscenas, latejando azul-claro sob a pele. Sabe, cara, quando te aplico assim com a agulha l谩 no fundo, 脿s vezes chego a pensar que. Noites sem dormir e a luz do dia esverdeando as caras p谩lidas e as peles secas desidratadas e as vozes roucas de tanto falar e fumar e falar e fumar. Vomitou mais. Nojo, saudade. Sou um publicit谩rio bem-sucedido, macio, rodando nas nuvens, o Carvalho me disse que rodando-nas-nuvens 茅 do caralho, que achado, cara, voc锚 茅 um poeta, enquanto olho pra ele e n茫o digo nada como eu mesmo j谩 rodei nas nuvens um dia, agora tou aqui, atolado nesta bosta colorida, fodida & bem paga. Strawberryfields: no meio do v么mito podia distinguir aqui e ali alguns peda莽os de morangos boiando, esverdeados pelo mofo.

Andante ostinato
Nem ontem nem amanh茫, s贸 existe agora, repetia Jack Nicholson antes de ser morto a pauladas, enquanto ele espiava Davi jogado no fundo do po莽o t茫o profundo que precisaria de uma escada para descer at茅 l谩, evitando os escombros da cidadezinha que era ao mesmo tempo K玫ln ap贸s a guerra e o Passo da Guanxuma, com aquele lago no centro de onde sem parar partiam ou chegavam barcos, nunca saberia, e n茫o importa, Alice corria entre os ciprestes do cemit茅rio sem t煤mulos enquanto ele gritava Alice, Alice, minha filha, quando 茅 que voc锚 vai se convencer que n茫o est谩 mais do outro lado do espelho, at茅 encontrar Billie Holiday em p茅 na escada entre paredes demolidas, aqueles degraus subindo para o nada, com Billie no topo decepada, solta no espa莽o de escombros repetindo e repetindo 鈥測ou鈥檝e changed, baby oh baby, you鈥檝e cbangedso much鈥 estendeu a m茫o para socorrer John Lennon mas quando abriu a boca sangrenta, feito um vento preso numa caixa fugiu aquele horr铆vel cheiro de morangos guardados h谩 muito tempo, como um vento vindo do mar, um mar anterior, um mar quase infinito onde nenhuma gota 茅 passado, nenhuma gota 茅 futuro, tudo presente im贸vel e em a莽茫o cont铆nua, o cheiro de maresia era o mesmo do h谩lito da pantera bi么nica de cabelos dourados. Ah tantos anos de an谩lise freudiana kleiniana junguiana reichiana rankiana rogeriana gest谩ltica. E mofo de morangos.
Gritaria. Mas acordou com o plim-plim eletr么nico antes sequer de abrir a boca. O vento fresco da madrugada embalava as cortinas brancas feito velas de um barco encalhado, uma nau com todas as velas pandas, n茫o adianta chorar, Alice, j谩 falei que 茅 loucura, p谩ra de bater essas malditas carreiras, teu nariz vai acabar furando, melhor ser monja budista em Vit贸ria do Esp铆rito Santo ou carmelita descal莽a em Calcut谩 ou a mais puta das puras na putaqueapariu, n茫o me olhe assim do fundo do po莽o, n茫o me encham o saco com esse plim-plim hipn贸tico, eu fico aqui, meu bem, entre escombros.
Desligou a televis茫o, saiu para o terra莽o de plantas empoeiradas, devia cuidar melhor delas, n茫o fosse essa presen莽a viva dentro de mim corroendo carcomendo a c茅lula pirada na alma fermentando o gosto nojento na l铆ngua. O cheiro daquele 煤nico jasmim espalhado sobre os sete viadutos da avenida mais central. Bastava um leve impulso, debru莽ou-se no parapeito, entrevado, morto da cintura para baixo, da cintura para cima, da cintura para fora, da cintura para dentro 鈥 que diferen莽a faz? Oficializar o j谩 acontecido: perdi um peda莽o, tem tempo. E nem morri.

Minueto e rond贸
Amanhecia. N茫o havia ningu茅m na rua.
N茫o, foi assim: debru莽ado no terra莽o, ele olhou primeiro para cima 鈥 e viu que o azul do c茅u quase preto aqui e ali se fazia cinza cada vez mais claro em dire莽茫o ao horizonte, se houvesse horizonte, em todo caso atr谩s dos 煤ltimos edif铆cios que eram, digamos, um suced芒neo de horizontes. E amanhecia, concluiu ent茫o. Debru莽ado no terra莽o, ele olhou segundo para baixo 鈥 e viu que na longa rua n茫o havia rumores nem carros nem pessoas, s贸os sete viadutos tamb茅m desertos. N茫o havia ningu茅m na rua, concluiu ainda.
Debru莽ado no terra莽o, amanhecia.
Ao mesmo tempo, em seguida, um de-dentro pensou: e se algu茅m realmente e finalmente apertou o bot茫o? e se aquele cinza-claro no suced芒neo de horizonte for o clar茫o met谩lico? e se eu estava dormindo quando tudo aconteceu? e se fiquei sozinho na cidade, no pa铆s, no continente, no planeta? Sabia que n茫o. E um outro de-dentro pensava tamb茅m, se sobrepujando mais claro, quase organizado, n茫o totalmente porque para dizer a verdade n茫o era um pensamento nem uma emo莽茫o, mas algo assim como o cinza-claro brotando natural por sobre o horizonte, se houvesse horizonte, ou como o vento fresco batendo nas cortinas, ou ainda como se uma onda nascesse daquele im贸vel mar ativo, ali onde come莽a a luz, onde come莽a o vento, onde come莽a a onda, desse lugar qualquer que eu n茫o sei, nem voc锚, nem ele sabia agora: brotou qualquer coisa como 鈥 n茫o quero ser piegas, mas talvez n茫o tenha outro jeito 鈥 uma luz, um vento, uma onda. Exatamente. Uma onda calma ou arquejante, um vento minuano ou siroco, uma luz morti莽a ou luminosa, repito que brotou, repetiu incr茅dulo.
Ele teve certeza. Ou claras suspeitas. Que talvez n茫o houvesse les玫es, no sentido de perder, mas ac煤mulos no sentido de somar? Sim sim. Transmuta莽玫es e n茫o perdas irrepar谩veis, alices-davis que o tempo levara, mas substitui莽玫es oportunas, como se fossem m谩gicas, t茫o a seu tempo viriam, alices-davis que um tempo novo traria? N茫o era uma sensa莽茫o qu铆mica. Ele n茫o tinha a boca seca nem as pupilas dilatadas. Estava exatamente como era, sem aditivos.
Vou-me embora, pensou: a estrada 茅 longa.
Tocou ent茫o o pr贸prio corpo. Uma gl贸ria interior, foi assim que batizou solene, infinitamente delicado, quando ela brotou. Arpejo, foi o que lhe ocorreu, rid铆culo complacente, cor-nu-c贸-pia soletrou, quero um instante assim barroco, desejou. Mas vestido de amarelo como estava, visto de costas contra o c茅u, supondo que uma c芒mera cinematogr谩fica colocada aqui na porta desta sala o enquadrasse agora pareceria quase bizantino, ouro sobre azul, magreza m铆stica, que tinha sua cultura, sua leitura. E culpa alguma. G贸tico, gemeu torcido, unindo as duas m茫os no sexo, no ventre, no peito, no rosto e elevando-as acima da cabe莽a.
O sol estava nascendo.
Poderia talvez ser internado no pr贸ximo minuto, mas era realmente um pouco assim como se ouvisse as notas iniciais de A sagra莽茫o da primavera. O gosto mofado de morangos tinha desaparecido. Como uma dor de cabe莽a, de repente. Tinha cinco anos mais que trinta. Estava na metade, supondo que setenta fosse sua conta. Mas era um homem rec茅m-nascido quando voltou-se devagar, num giro de cento e oitenta graus sobre os pr贸prios p茅s, para deslizar as costas pela sacada at茅 ficar de joelhos sobre os ladrilhos escuros, as m茫os postas sobre o sexo.
Abriu os dedos. Absolutamente calmo, absolutamente claro, absolutamente s贸 enquanto considerava atento, observando os canteiros de cimento: ser谩 poss铆vel plantar morangos aqui? Ou se n茫o aqui, procurar algum lugar em outro lugar? Frescos morangos vivos vermelhos.
Achava que sim.
Que sim.
Sim.
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Niilismo ao acaso Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]