搂14
Algu茅m quer descer o olhar sobre o segredo de como se fabricam ideais na terra? Quem tem a coragem para isso?... Muito bem! Aqui se abre a vista a essa negra oficina. Espere ainda um instante, senhor Curioso e Temer谩rio: seu olho deve primeiro se acostumar a essa luz falsa e cambiante... Certo! Basta! Fale agora! Que sucede ali embaixo? Diga o que v锚, homem da curiosidade perigosa 鈥 agora sou eu quem escuta. 鈥 "Eu nada vejo, mas por isso ou莽o muito bem. 脡 um cochichar e sussurrar cauteloso, sonso, manso, vindo de todos os cantos e quinas. Parece-me que mentem; uma suavidade visguenta escorre de cada som. A fraqueza 茅 mentirosamente mudada em m茅rito, n茫o h谩 d煤vida 鈥 茅 como voc锚 disse" 鈥 Prossiga! 鈥 "e a impot锚ncia que n茫o acerta contas 茅 mudada em 'bondade'; a baixeza medrosa, em 'humildade'; a submiss茫o 脿queles que se odeia em 'obedi锚ncia' (h谩 algu茅m que dizem impor esta submiss茫o 鈥 chamam-no Deus). O que h谩 de inofensivo no fraco, a pr贸pria covardia na qual 茅 pr贸digo, seu aguardar-na-porta, seu inevit谩vel ter-de-esperar, recebe aqui o bom nome de 'paci锚ncia', chama-se tamb茅m a virtude; o n茫o-poder-vingar-se chama-se n茫o-querer-vingar-se, talvez mesmo perd茫o ('pois eles n茫o sabem o que fazem - somente n贸s sabemos o que eles fazem!'). Falam tamb茅m do 'amor aos inimigos' 鈥 e suam ao falar disso." 鈥 Prossiga! 鈥 "S茫o miser谩veis, n茫o h谩 d煤vida, esses falsificadores e cochichadores dos cantos, embora se mantenham aquecidos agachando-se apertados 鈥 mas eles me dizem que sua mis茅ria 茅 uma elei莽茫o e distin莽茫o por parte de Deus, que batemos nos c茫es que mais amamos; talvez essa mis茅ria seja uma prepara莽茫o, uma prova, um treino, talvez ainda mais 鈥 algo que um dia ser谩 recompensado e pago com juros enormes, em ouro, n茫o! em felicidade. A isto chamam de 'bem-aventuran莽a', 'beatitude'. 鈥 Prossiga! 鈥 "Agora me d茫o a entender que n茫o apenas s茫o melhores que os poderosos, os senhores da terra cujo escarro t锚m de lamber (n茫o por temor, de modo algum por temor! e sim porque Deus ordena que seja honrada a autoridade) 鈥 que n茫o apenas s茫o melhores, mas tamb茅m 'est茫o melhores', ou de qualquer modo estar茫o um dia. Mas basta, basta! N茫o ag眉ento mais. O ar ruim! O ar ruim! Esta oficina onde se fabricam ideais 鈥 minha impress茫o 茅 de que est谩 fedendo de tanta mentira!". N茫o! Um momento! Voc锚 ainda n茫o falou no golpe de mestre desses nigromantes, que produzem leite, brancura e inoc锚ncia de todo negror 鈥 n茫o percebeu a consumada perfei莽茫o do seu refinamento, a sua mais ousada, sutil, engenhosa e mendaz estrat茅gia de artista? Preste aten莽茫o! Esses animais cheios de 贸dio e vingan莽a 鈥 que fazem justamente do 贸dio e da vingan莽a? Voc锚 ouviu essas palavras? Voc锚 suspeitaria, ouvindo apenas as suas palavras, que se encontra entre homens do ressentimento?..."Compreendo; vou abrir mais uma vez os ouvidos (ah! e fechar o nariz). Somente agora escuto o que eles tanto diziam: 'N贸s, bons 鈥 n贸s somos os justos 鈥 o que eles pretendem n茫o chamam acerto de contas, mas 'triunfo da justi莽a'; o que eles odeiam n茫o 茅 o seu inimigo, n茫o! eles odeiam a 'injusti莽a', a 'falta de Deus'; o que eles cr锚em e esperam n茫o 茅 a esperan莽a de vingan莽a, a doce embriaguez da vingan莽a ('mais doce que mel', j谩 dizia Homero), mas a vit贸ria de Deus, do deus justo sobre os ateus; o que lhes resta para amar na terra n茫o s茫o os seus irm茫os no 贸dio, mas seus 'irm茫os no amor', como dizem, todos os bons e justos da terra." 鈥 E como chamam aquilo que lhes serve de consolo por todo o sofrimento da vida? - sua fantasmagoria da bem-aventuran莽a futura antecipada? 鈥 "Qu锚? Estou ouvindo bem? A isto chamam de Ju铆zo Final', o advento do seu reino, do 'Reino de Deus' - mas por enquanto vivem 'na f茅', 'no amor', 'na esperan莽a'." 鈥 Basta! Basta!