Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Genealogia da Moral, 搂14 - Friedrich Nietzsche

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Moralidade e Mendacidade
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 29/04/2009 - 17:14:09    Assunto: Genealogia da Moral, 搂14 - Friedrich Nietzsche Responder com cita莽茫o

搂14

Algu茅m quer descer o olhar sobre o segredo de como se fabricam ideais na terra? Quem tem a coragem para isso?... Muito bem! Aqui se abre a vista a essa negra oficina. Espere ainda um instante, senhor Curioso e Temer谩rio: seu olho deve primeiro se acostumar a essa luz falsa e cambiante... Certo! Basta! Fale agora! Que sucede ali embaixo? Diga o que v锚, homem da curiosidade perigosa 鈥 agora sou eu quem escuta. 鈥 "Eu nada vejo, mas por isso ou莽o muito bem. 脡 um cochichar e sussurrar cauteloso, sonso, manso, vindo de todos os cantos e quinas. Parece-me que mentem; uma suavidade visguenta escorre de cada som. A fraqueza 茅 mentirosamente mudada em m茅rito, n茫o h谩 d煤vida 鈥 茅 como voc锚 disse" 鈥 Prossiga! 鈥 "e a impot锚ncia que n茫o acerta contas 茅 mudada em 'bondade'; a baixeza medrosa, em 'humildade'; a submiss茫o 脿queles que se odeia em 'obedi锚ncia' (h谩 algu茅m que dizem impor esta submiss茫o 鈥 chamam-no Deus). O que h谩 de inofensivo no fraco, a pr贸pria covardia na qual 茅 pr贸digo, seu aguardar-na-porta, seu inevit谩vel ter-de-esperar, recebe aqui o bom nome de 'paci锚ncia', chama-se tamb茅m a virtude; o n茫o-poder-vingar-se chama-se n茫o-querer-vingar-se, talvez mesmo perd茫o ('pois eles n茫o sabem o que fazem - somente n贸s sabemos o que eles fazem!'). Falam tamb茅m do 'amor aos inimigos' 鈥 e suam ao falar disso." 鈥 Prossiga! 鈥 "S茫o miser谩veis, n茫o h谩 d煤vida, esses falsificadores e cochichadores dos cantos, embora se mantenham aquecidos agachando-se apertados 鈥 mas eles me dizem que sua mis茅ria 茅 uma elei莽茫o e distin莽茫o por parte de Deus, que batemos nos c茫es que mais amamos; talvez essa mis茅ria seja uma prepara莽茫o, uma prova, um treino, talvez ainda mais 鈥 algo que um dia ser谩 recompensado e pago com juros enormes, em ouro, n茫o! em felicidade. A isto chamam de 'bem-aventuran莽a', 'beatitude'. 鈥 Prossiga! 鈥 "Agora me d茫o a entender que n茫o apenas s茫o melhores que os poderosos, os senhores da terra cujo escarro t锚m de lamber (n茫o por temor, de modo algum por temor! e sim porque Deus ordena que seja honrada a autoridade) 鈥 que n茫o apenas s茫o melhores, mas tamb茅m 'est茫o melhores', ou de qualquer modo estar茫o um dia. Mas basta, basta! N茫o ag眉ento mais. O ar ruim! O ar ruim! Esta oficina onde se fabricam ideais 鈥 minha impress茫o 茅 de que est谩 fedendo de tanta mentira!". N茫o! Um momento! Voc锚 ainda n茫o falou no golpe de mestre desses nigromantes, que produzem leite, brancura e inoc锚ncia de todo negror 鈥 n茫o percebeu a consumada perfei莽茫o do seu refinamento, a sua mais ousada, sutil, engenhosa e mendaz estrat茅gia de artista? Preste aten莽茫o! Esses animais cheios de 贸dio e vingan莽a 鈥 que fazem justamente do 贸dio e da vingan莽a? Voc锚 ouviu essas palavras? Voc锚 suspeitaria, ouvindo apenas as suas palavras, que se encontra entre homens do ressentimento?..."Compreendo; vou abrir mais uma vez os ouvidos (ah! e fechar o nariz). Somente agora escuto o que eles tanto diziam: 'N贸s, bons 鈥 n贸s somos os justos 鈥 o que eles pretendem n茫o chamam acerto de contas, mas 'triunfo da justi莽a'; o que eles odeiam n茫o 茅 o seu inimigo, n茫o! eles odeiam a 'injusti莽a', a 'falta de Deus'; o que eles cr锚em e esperam n茫o 茅 a esperan莽a de vingan莽a, a doce embriaguez da vingan莽a ('mais doce que mel', j谩 dizia Homero), mas a vit贸ria de Deus, do deus justo sobre os ateus; o que lhes resta para amar na terra n茫o s茫o os seus irm茫os no 贸dio, mas seus 'irm茫os no amor', como dizem, todos os bons e justos da terra." 鈥 E como chamam aquilo que lhes serve de consolo por todo o sofrimento da vida? - sua fantasmagoria da bem-aventuran莽a futura antecipada? 鈥 "Qu锚? Estou ouvindo bem? A isto chamam de Ju铆zo Final', o advento do seu reino, do 'Reino de Deus' - mas por enquanto vivem 'na f茅', 'no amor', 'na esperan莽a'." 鈥 Basta! Basta!
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Moralidade e Mendacidade Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]