Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram



Anorexia

 
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Off-site
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eustaquio Maia




Idade: 69
Registrado: 12/05/05
Mensagens: 391
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: 19/11/2006 - 11:29:37    Assunto: Anorexia Responder com citação

17/11/2006 - 21h55

Anorexia não é uma doença moderna: antes era espiritual, hoje é estética, diz autora

CAROLINA VASONE
UOL Estilo


Não é de hoje que moças de todo o mundo trancam a boca e jogam a chave bem longe, determinadas a, simplesmente, deixar de comer. Chamada hoje de anorexia nervosa, a doença, sem nominação no passado, acometeu santas e religiosas fervorosas bem antes de ficar famosa como o mal das modelos. Essa foi a conclusão a qual chegou a psicanalista Cybelle Weinberg, autora do livro "Do Altar às Passarelas - Da anorexia santa à anorexia nervosa" (Annablume Editora).

Lançada este mês, a obra traz a pesquisa da tese de mestrado da especialista, que também é coordenadora do CEPPAN (Clínica de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia Nervosa), em parceria com o psiquiatra Táki Athanássios, coordenador do Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas). "A anorexia existe há muito tempo. O que muda é a motivação: antes era espiritual, hoje é estética", afirma Weinberg.

A literatura investigada pela psicanalista mostra que santas e outras religiosas passavam praticamente a vida sem comer. Isso, lá pelos séculos 14, 15, 16 e 17, significava morrer por volta dos 30 anos. "Elas comiam migalhas e chás de ervas amargas", conta a psicanalista.

Segundo Weinberg, em comum com as meninas doentes de hoje elas têm a personalidade. "São normalmente boas filhas, meigas, dóceis, com dificuldade em expor a agressividade, a raiva. Elas têm uma grande dificuldade de entrar na adolescência. É como se fosse (o ato de não comer e ir 'diminuindo' com o emagrecimento) uma regressão", diz.

Entre as "anoréxicas históricas" Weinberg destaca duas. No século 8, a santa portuguesa Wilgefortis parou de comer porque não queria casar. "Era comum as meninas ficarem anoréxicas para evitar casamentos arranjados", diz. Conforme a doença foi ficando mais grave, as unhas quebraram, o cabelo caiu e uma penugem foi crescendo no rosto e no corpo de Wilgefortis. "Isso pode acontecer em casos graves da doença", lembra Weinberg. O fato é que, por conta da penugem, Wilgefortis ficou conhecida como a "santa barbada". Morreu crucificada pelo pai e, embora nunca tenha sido canonizada, há inúmeras imagens dela pela Espanha e Portugal, que a conhecem por atender um pedido bem particular: desfazer casamentos indesejados.

Mais famosa e com várias seguidoras foi a santa Catarina de Siena, no século 14. Aos sete anos, na Itália, ela resolveu dedicar a existência, a virgindade e o apetite à Virgem Maria. E parou de comer.

Comum na sociedade de muitos séculos anteriores, a anorexia entrou para os registros médicos, pela primeira vez, no final do século 19, em 1690. Foi o médico inglês Richard Morton o primeiro a classificar a doença que acometeu uma jovem de 18 anos cujo ciclo menstrual chegou a ser interrompido pela desnutrição, de anorexia.

Na época, o médico ficou impressionado com a aparência cadavérica da garota que se recusava a comer.

Tão determinadas a não deixar passar uma refeição completa pela boca quanto as anoréxicas contemporâneas, as de antigamente se diferem das atuais apenas pelo objetivo. "A divisão entre corpo e espírito era a motivação. A idéia era desvalorizar a carne em sinal de uma elevação espiritual", afirma a psicanalista.


Fonte:

UOL Estilo Saúde
_________________
"In a time of universal deceit, telling the truth is a revolutionary act." George Orwell

Eustáquio Maia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Off-site Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum





    RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]
[última atualização: 16/11/2015]
  [Powered by]
intelligence...