Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Estranho Jardim

Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Off-site
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FRANC1S LENNØN

MensagemEnviada: 24/06/2006 - 10:28:25    Assunto: Estranho Jardim Responder com citação

- Você consultou quantas pessoas antes de decidir-se?
- Várias, nem sei...
- E o que elas disseram?
- Nada. Eu apenas ouvi respostas, sem que falassem.
- Como?
- Observando o que fazem. Inclusive os mortos, que têm me aparecido freqüentemente.
- Então existe assombração de verdade?
- Não, não quis dizer isso. Eu os encontrei nas coisas que deixaram.
- Ah! E eles, onde foram?
- Apenas fizeram certas coisas e se dispersaram. Se transformaram em ar e agora estão no vento... a vagar.
- E sabem disso?
- Não, mas o vento deve saber de sua essência. E isto basta.
- Impressionante.
- Mais que isso, é como se fosse uma bebedeira. É alucinante!
- É assim então que acaba a consciência?
- Eu disse, mas não sei direito. Sabe como é, as palavras se adiantam.
- Então você é um trapaceiro?
- Alguém tem que aventurar... pelo menos. Mas não sou trapaceiro. Sou dialético: viro e reviro argumentos.
- É tudo caótico! Prefiro algo mais exótico, ou pelo menos claro.
- Então falemos das flores.
- Quais flores?
- As flores contesdadoras de um estranho jardim, que são obrigadas a se transformar em serpentes, ou roedores ou qualquer demônio de mente, para roer o invólucro e sair...
- Que horror! Quer dizer que se fosse uma flor e quisesse me libertar, teria que me transformar num monstro, com veneno e presas suficientes, para arrebentar meu invólucro?
- Seria bem isso, só que é mais que isso: VOCÊ É UMA FLOR, e não teria que tranformar-se, mas tem. TRANSFORME-SE!
- Não sei o que fazer. Todos vigiam! As madames não admitiriam a menor rasura em seus lindos xaxins; condenariam uma atitude assim.
- O que você prefere? Viver num vaso limitado, medíocre e escravizado, só por não ousar violar os padrões; ou ser questionado e combatido, mas livre?
- E o que é ser livre?
- É agir de acordo com a própria vontade; é seguir a paixão; é ser passional; é poder deixar a emoção aflorar.
- Entendo. E pelo que vejo você é liberal?
- Liberal, liberal... na boca dos puristas esta palavra soa mal, mas vá lá.
- Sendo assim, o que pensaria se alguém saísse com o seu bem?
- Lá vem você querendo me pegar pelo pau... Terrível!
- É tudo que tem a dizer?
- Seria mais terrível ainda, se o meu bem saísse com alguém.
- Então tudo é um horror?
- Brincadeira, tudo é terrivelmente lindo! Ser livre não tem essa de baixarias; quer dizer permitir e ser permitido, sem prejuízos, sem medir perdas ou ganhos. Abaixo a mania redícula de lucrar. Isso é meramente machista, e o amor, pelo contrário, é naturalmente marxista. E veja que o que eu digo, a maioria das pessoas levariam mil anos ou mais para assimilar. O que implicaria num apodrecimento geral, antes de qualquer índice evolucionista, nesta curta mentalidade de província.
- Medíocres! Sinto o fedor e a pressão das cabeçorras no ar; começo a captar e desconfio levemente porque para as pessoas é tão difícil chegar a isso. Você começa a fala com frases muito altas, de cima para baixo!
- Vai insunuar que eu devaria iniciar com A, B, C?
- Não quis dizer tal coisa, nem de longe isto me passou pela bosta (que carrego no crânio). E depois, seria uma paulada! O mesmo que aparecer desacatando: - Cá, eis-me, estou, cheguei! Letra por letra, palavra por palavra. Tudinho devidamente explicado. Só não vai junto manual de compreensão, o resto tem. Estou incumbido da penosa e inútil missão, de humanizá-los e alfabetizá-los, ASNOS!

FONTE: LIVRO ESTRANHO JARDIM BETO PETRY 87

"Que é que esses homens fazem/ Vejo que levam cedo/ Uma pedra pro alto do morro/ E trazem de volta/ À tarde"

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    Paraíso Niilista - Índice -> Fórum Off-site Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: