Famigerado
Guimar茫es Rosa
Foi de incerta feita 鈥 o evento. Quem pode esperar coisa t茫o sem p茅s nem cabe莽a? Eu estava em casa, o arraial sendo de todo tranq眉ilo. Parou-me 脿 porta o tropel. Cheguei 脿 janela.
Um grupo de cavaleiros. Isto 茅, vendo melhor: um cavaleiro rente, frente 脿 minha porta, equiparado, exato; e, embolados, de banda, tr锚s homens a cavalo. Tudo, num relance, insolit铆ssimo. Tomei-me nos nervos. O cavaleiro esse 鈥 o oh-homem-oh 鈥 com cara de nenhum amigo. Sei o que 茅 influ锚ncia de fisionomia. Sa铆ra e viera, aquele homem, para morrer em guerra. Saudou-me seco, curto pesadamente. Seu cavalo era alto, um alaz茫o; bem arreado, ferrado, suado. E concebi grande d煤vida.
Nenhum se apeava. Os outros, tristes tr锚s, mal me haviam olhado, nem olhassem para nada. Semelhavam a gente receosa, tropa desbaratada, sopitados, constrangidos coagidos, sim. Isso por isso, que o cavaleiro solerte tinha o ar de reg锚-los: a meio-gesto, desprezivo, intimara-os de pegarem o lugar onde agora se encostavam. Dado que a frente da minha casa reentrava, metros, da linha da rua, e dos dois lados avan莽ava a cerca, formava-se ali um encanto谩vel, esp茅cie de resguardo. Valendo-se do que, o homem obrigara os outros ao ponto donde seriam menos vistos, enquanto barrava-lhes qualquer fuga; sem contar que, unidos assim, os cavalos se apertando, n茫o dispunham de r谩pida mobilidade. Tudo enxergara, tomando ganho da topografia. Os tr锚s seriam seus prisioneiros, n茫o seus sequazes. Aquele homem, para proceder da forma, s贸 podia ser um brabo sertanejo, jagun莽o at茅 na escuma do bofe. Senti que n茫o me ficava 煤til dar cara amena, mostras de temeroso. Eu n茫o tinha arma ao alcance. Tivesse, tamb茅m, n茫o adiantava. Com um pingo no i, ele me dissolvia. O medo 茅 a extrema ignor芒ncia em momento muito agudo. O medo O. O medo me miava. Convidei-o a desmontar, a entrar.
Disse de n茫o, conquanto os costumes. Conservava-se de chap茅u. Via-se que passara a descansar na sela 鈥 decerto relaxava o corpo para dar-se mais 脿 ingente tarefa de pensar. Perguntei: respondeu-me que n茫o estava doente, nem vindo 脿 receita ou consulta. Sua voz se espa莽ava, querendo-se calma; a fala de gente de mais longe, talvez s茫o-franciscano. Sei desse tipo de valent茫o que nada alardeia, sem farroma. Mas avessado, estranh茫o, perverso brusco, podendo desfechar com algo, de repente, por um 茅s-n茫o-茅s. Muito de macio, mentalmente, comecei a me organizar. Ele falou:
"Eu vim preguntar a vosmec锚 uma opini茫o sua explicada..."
Carregara a celha. Causava outra inquietude, sua farrusca, a catadura de canibal. Desfranziu-se, por茅m, quase que sorriu. Da铆, desceu do cavalo; maneiro, imprevisto. Se por se cumprir do maior valor de melhores modos; por esperteza? Reteve no pulso a ponta do cabresto, o alaz茫o era para paz. O chap茅u sempre na cabe莽a. Um alarve. Mais os 铆nvios olhos. E ele era para muito. Seria de ver-se: estava em armas 鈥 e de armas alimpadas. Dava para se sentir o peso da de fogo, no cintur茫o, que usado baixo, para ela estar-se j谩 ao n铆vel justo, adem茫o, tanto que ele se persistia de bra莽o direito pendido, pronto mene谩vel. Sendo a sela, de notar-se, uma jereba papuda urucuiana, pouco de se achar, na regi茫o, pelo menos de t茫o boa feitura. Tudo de gente brava. Aquele propunha sangue, em suas ten莽玫es. Pequeno, mas duro, grossudo, todo em tronco de 谩rvore. Sua m谩xima viol锚ncia podia ser para cada momento. Tivesse aceitado de entrar e um caf茅, calmava-me. Assim, por茅m, banda de fora, sem a-gra莽as de h贸spede nem surdez de paredes, tinha para um se inquietar, sem medida e sem certeza.
鈥 "Vosmec锚 茅 que n茫o me conhece. Dam谩zio, dos Siqueiras... Estou vindo da Serra..."
Sobressalto. Dam谩zio, quem dele n茫o ouvira? O feroz de est贸rias de l茅guas, com dezenas de carregadas mortes, homem perigos铆ssimo. Constando tamb茅m, se verdade, que de para uns anos ele se serenara 鈥 evitava o de evitar. Fie-se, por茅m, quem, em tais tr茅guas de pantera? Ali, antenasal, de mim a palmo! Continuava:
鈥 "Saiba vosmec锚 que, na Serra, por o ultimamente, se compareceu um mo莽o do Governo, rapaz meio estrondoso... Saiba que estou com ele 脿 revelia... C谩 eu n茫o quero quest茫o com o Governo, n茫o estou em sa煤de nem idade... O rapaz, muitos acham que ele 茅 de seu tanto esmiolado..."
Com arranco, calou-se. Como arrependido de ter come莽ado assim, de evidente. Contra que a铆 estava com o f铆gado em m谩s margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as fei莽玫es. Se 茅 que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, n茫o me encarava, s贸 se fito 脿 meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.
O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do S茫o 脙o, travados assuntos, inseq眉entes, como dificulta莽茫o. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as m铆nimas entona莽玫es, seguir seus prop贸sitos e sil锚ncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava: E, p谩:
鈥 "Vosmec锚 agora me fa莽a a boa obra de querer me ensinar o que 茅 mesmo que 茅: fasmisgerado... faz-megerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?
Disse, de golpe, trazia entre dentes aquela frase. Soara com riso seco. Mas, o gesto, que se seguiu, imperava-se de toda a rudez primitiva, de sua presen莽a dilatada. Detinha minha resposta, n茫o queria que eu a desse de imediato. E j谩 a铆 outro susto vertiginoso suspendia-me: algu茅m podia ter feito intriga, invencionice de atribuir-me a palavra de ofensa 脿quele homem; que muito, pois, que aqui ele se famanasse, vindo para exigir-me, rosto a rosto, o fatal, a vexat贸ria satisfa莽茫o?
鈥 "Saiba vosmec锚 que sa铆 ind'hoje da Serra, que vim, sem parar, essas seis l茅guas, expresso direto pra mor de lhe preguntar a pregunta, pelo claro..."
Se s茅rio, se era. Transiu-se-me.
鈥 "L谩, e por estes meios de caminho, tem nenhum ningu茅m ciente, nem t锚m o leg铆timo 鈥 o livro que aprende as palavras... 脡 gente pra informa莽茫o torta, por se fingirem de menos ignor芒ncias... S贸 se o padre, no S茫o 脙o, capaz, mas com padres n茫o me dou: eles logo engambelam... A bem. Agora, se me faz merc锚, vosmec锚 me fale, no pau da peroba, no aperfei莽oado: o que 茅 que 茅, o que j谩 lhe perguntei?"
Se simples. Se digo. Transfoi-se-me. Esses trizes:
鈥 Famigerado?
鈥 "Sim senhor..." 鈥 e, alto, repetiu, vezes, o termo, enfim nos vermelh玫es da raiva, sua voz fora de foco. E j谩 me olhava, interpelador, intimativo 鈥 apertava-me. Tinha eu que descobrir a cara. 鈥 Famigerado? Habitei pre芒mbulos. Bem que eu me carecia noutro 铆nterim, em ind煤cias. Como por socorro, espiei os tr锚s outros, em seus cavalos, intugidos at茅 ent茫o, mumumudos. Mas, Dam谩zio:
鈥 "Vosmec锚 declare. Estes a铆 s茫o de nada n茫o. S茫o da Serra. S贸 vieram comigo, pra testemunho..."
S贸 tinha de desentalar-me. O homem queria estrito o caro莽o: o veriv茅rbio.
鈥 Famigerado 茅 in贸xio, 茅 "c茅lebre", "not贸rio", "not谩vel"...
鈥 "Vosmec锚 mal n茫o veja em minha grossaria no n茫o entender. Mais me diga: 茅 desaforado? 脡 ca莽o谩vel? 脡 de arrenegar? Fars芒ncia? Nome de ofensa?"
鈥 Vilta nenhuma, nenhum doesto. S茫o express玫es neutras, de outros usos...
鈥 "Pois... e o que 茅 que 茅, em fala de pobre, linguagem de em dia-de-semana?"
鈥 Famigerado? Bem. 脡: "importante", que merece louvor, respeito...
鈥 "Vosmec锚 agarante, pra a paz das m茫es, m茫o na Escritura?"
Se certo! Era para se empenhar a barba. Do que o diabo, ent茫o eu sincero disse:
鈥 Olhe: eu, como o sr. me v锚, com vantagens, hum, o que eu queria uma hora destas era ser famigerado 鈥 bem famigerado, o mais que pudesse!...
鈥 "Ah, bem!..." 鈥 soltou, exultante.
Saltando na sela, ele se levantou de molas. Subiu em si, desagravava-se, num desafogar茅u. Sorriu-se, outro. Satisfez aqueles tr锚s: 鈥 "Voc锚s podem ir, compadres. Voc锚s escutaram bem a boa descri莽茫o..." 鈥 e eles prestes se partiram. S贸 a铆 se chegou, beirando-me a janela, aceitava um copo d'谩gua. Disse: 鈥 "N茫o h谩 como que as grandezas machas duma pessoa instru铆da!" Seja que de novo, por um mero, se torvava? Disse: 鈥 "Sei l谩, 脿s vezes o melhor mesmo, pra esse mo莽o do Governo, era ir-se embora, sei n茫o..." Mas mais sorriu, apagara-se-lhe a inquieta莽茫o. Disse: 鈥 "A gente tem cada cisma de d煤vida boba, dessas desconfian莽as... S贸 pra azedar a mandioca..." Agradeceu, quis me apertar a m茫o. Outra vez, aceitaria de entrar em minha casa. Oh, pois. Esporou, foi-se, o alaz茫o, n茫o pensava no que o trouxera, tese para alto rir, e mais, o famoso assunto.
ROSA, Guimar茫es. "Famigerado". In:
Primeiras est贸rias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p.13.