Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

HAROLD BLOOM

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Poemas e Poesia
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
Fabr铆cio de Lima

MensagemEnviada: 09/05/2010 - 01:50:59    Assunto: HAROLD BLOOM Responder com cita莽茫o

Harold Bloom 茅 o cr铆tico liter谩rio mais popular do mundo. Em 2000, fez furor ao publicar, no The Wall Street Journal, um ensaio em que condenava os livros com o personagem Harry Potter, da inglesa J.K. Rowling. No Brasil, acaba de sair a primeira parte da colet芒nea Contos e Poemas para Crian莽as Extremamente Inteligentes (Objetiva, 142 p谩ginas, R$ 21,90). Nela, Bloom coleciona um elenco de textos que considera fundamentais. Seu novo livro, G锚nio 鈥 Um Mosaico de Cem Mentes Exemplares e Criativas, lan莽ado em 2001, ter谩 edi莽茫o brasileira em maio. Em quase 1.000 p谩ginas, a obra busca nomes de g锚nios liter谩rios. Bloom falou a 脡POCA por telefone, de New Haven, Connecticut, onde se recupera de uma opera莽茫o e prepara dois livros: um sobre o personagem Hamlet e outro sobre o c芒none da cr铆tica 鈥 do qual ele j谩 faz parte, mas n茫o se inclui.

脡POCA 鈥 Como o senhor analisa o sucesso da literatura infantil atual?
Harold Bloom 鈥 脡 um fen么meno de mercado. A maior parte dos livros para crian莽as 脿 venda nas livrarias 茅 idiota, n茫o serve para nada, muito menos para suprir a necessidade de leitura de uma crian莽a ou do leitor de qualquer faixa et谩ria. Livros est茫o sendo confeccionados para vender e se tornar sucessos no cinema e na televis茫o. Isso nada mais 茅 que uma m谩scara que oculta o rosto cada vez mais est煤pido da era da informa莽茫o. Os tais livros infantis ajudam a destruir a cultura liter谩ria.

脡POCA 鈥 Sua opini茫o mudou em rela莽茫o 脿 s茅rie Harry Potter?
Bloom 鈥 Odeio Harry Potter. 脡 bruxaria barata reduzida a aventura. 脡 prejudicial ao leitor. N茫o tem densidade. A escrita 茅 horr铆vel. Lancei a pol锚mica, sabendo que eu atuaria como Hamlet, que defronta com um oceano de aborrecimentos. Continuo me incomodando com os f茫s do pequeno feiticeiro.

Divulga莽茫o/Warner Bros.

'Os livros com o personagem Harry Potter apresentam uma bruxaria barata reduzida a trama de aventura. O texto n茫o tem densidade liter谩ria nenhuma. A escrita de J.K. Rowling 茅 horr铆vel.'

脡POCA 鈥 Existe solu莽茫o para incentivar a leitura entre os jovens?
Bloom 鈥 N茫o vejo diferen莽a entre literatura adulta e infantil. Existe, sim, uma diferen莽a essencial entre boa e m谩 literatura. A solu莽茫o est谩 na boa leitura, em todas as idades. A primeira id茅ia da colet芒nea que organizei era criar um comp锚ndio de boa leitura, que se intitularia O Leitor Solit谩rio. Aos poucos, me dei conta de que estava fazendo um livro para jovens, com poemas e hist贸rias simples, sem preju铆zo da qualidade. Percebi ent茫o que poetas como John Keats e John Donne poderiam servir para alimentar a imagina莽茫o da juventude, assim como os contos de C.K. Chesterton e Robert Louis Stevenson.

脡POCA 鈥 Mas por que existe essa separa莽茫o entre literatura para pequenos e grandes?
Bloom 鈥 Diferenciar livros para crian莽as e para adultos foi 煤til na divis茫o do mercado do s茅culo passado, mas hoje encobre um fato muito grave: o de que a estupidez est谩 acabando com a cultura liter谩ria. As crian莽as de hoje n茫o s茫o mais burras que as de antigamente. O problema est谩 em vencer modismos e chamar a aten莽茫o para bons exemplos liter谩rios. Talvez a queda dos 铆ndices de leitura se deva aos maus exemplos que os pais est茫o dando a seus filhos.

'Lancei a pol锚mica contra Potter sabendo que, a exemplo de Hamlet, enfrentaria um oceano de aborrecimentos sem acabar com ele. Continuo me incomodando com os f茫s do pequeno feiticeiro.'

脡POCA 鈥 H谩 uma continuidade entre seus tr锚s trabalhos 鈥 Ang煤stia da Influ锚ncia (1973), O C芒none Ocidental (1994) e o recente G锚nio?
Bloom 鈥 Tenho escrito um s贸 livro, que continua no pr贸ximo volume. Talvez por isso eu desagrade aos colegas de universidade. Nunca termino e eles ficam irritados. Minha obra come莽ou com a preocupa莽茫o de distinguir os poetas fortes dos fracos. Os fortes fundam uma s茅rie e brigam entre si. Os fracos s茫o descartados pela hist贸ria. A literatura n茫o passa de uma luta entre fracos e fortes. A cr铆tica, como g锚nero liter谩rio, envolve batalhas entre bons e maus. Tracei em Ang煤stia da Influ锚ncia uma genealogia de poetas fortes. A cultura politicamente correta e as feministas detestaram o livro, alegando que eu privilegiava autores mortos, brancos e ocidentais. Dos anos 70 para c谩, os valores da cultura liter谩ria est茫o se diluindo e maus autores passam a virar importantes quando n茫o s茫o. Por isso resolvi estabelecer um c芒none, uma lista de obras fundamentais. G锚nio consiste em um mosaico de refer锚ncia pessoais. Para mim, a leitura 茅 um gesto particular. Minha fun莽茫o como cr铆tico liter谩rio 茅 oferecer um conhecimento menos te贸rico do que pr谩tico da literatura. Meu objetivo 茅 levar as pessoas a ler.

脡POCA 鈥 Como recuperar o conceito de genialidade em tempos t茫o c茅ticos como os de hoje?
Bloom 鈥 A no莽茫o de g锚nio est谩 fora de moda h谩 muito tempo na universidade, desde meados do s茅culo XIX. Os intelectuais a desprezam, por ser um resqu铆cio do espiritualismo rom芒ntico. Estou tentando restaurar uma id茅ia arraigada na hist贸ria do Ocidente h谩 mil锚nios. No livro, tratei de buscar a genealogia dos g锚nios em todos os tempos e todos os lugares. Resultou no maior volume que j谩 produzi em minha vida, com cerca de 1.000 p谩ginas. E foi mal recebido nos Estados Unidos. H谩 um preconceito dos intelectuais americanos em rela莽茫o 脿 genialidade. O que vale aqui 茅 a cultura 'do homem comum'. Genialidade 茅 algo antip谩tico para a cidadania americana. G锚nio 茅 uma palavra com duplo sentido e vem dos gregos, fundamentando nossa tradi莽茫o cultural. Tanto designa uma fam铆lia de escritores talentosos ao longo da Hist贸ria, ligados por caracter铆sticas semelhantes, como indica o daemon, a entidade divina da inspira莽茫o que todos carregamos dentro de n贸s. 脡 um conte煤do sagrado que n茫o podemos ignorar de forma alguma, mesmo que os acad锚micos insistam que ele n茫o existe.

脡POCA 鈥 Quem s茫o os grandes g锚nios da literatura?
Bloom 鈥 Escritores como Shakespeare, Dante, Cervantes e Milton n茫o t锚m rival na hist贸ria liter谩ria. S茫o escritores t茫o fortes que suas obras e personagens alteraram os rumos da hist贸ria liter谩ria futura. Continuamos vivendo sob seu impacto. Eles s茫o dotados de poderes liter谩rios extraordin谩rios. Cham谩-los de g锚nios, portanto, 茅 fazer-lhes justi莽a.

'Leio em portugu锚s com alguma flu锚ncia. Machado de Assis figura entre meus autores favoritos de l铆ngua portuguesa. Considero Machado o maior g锚nio da literatura brasileira do s茅culo XIX'

脡POCA 鈥 O senhor costuma dizer: 'Shakespeare l锚 voc锚 de um modo muito mais completo do que voc锚 pode l锚-lo'. Isso n茫o 茅 subestimar a capacidade do leitor?
Bloom 鈥 N茫o. O que quero dizer 茅 que a leitura de um g锚nio como Shakespeare proporciona diversos registros. O iluminista Samuel Johnson, um de meus cr铆ticos favoritos, dizia que o leitor comum pode aproveitar Shakespeare a seu modo, no est谩gio intelectual em que se encontra. A leitura que ele fizer de uma pe莽a como Hamlet ter谩 sido v谩lida se ele tirar proveito dela. Os grandes g锚nios s茫o espelhos nos quais os leitores se miram e acabam encontrando a si pr贸prios.

脡POCA 鈥 O que define um g锚nio?
Bloom 鈥 脡 o autor capaz de mudar a Hist贸ria. Ali谩s, n茫o acredito em Hist贸ria. Para mim, s贸 existem biografias. As obras liter谩rias n茫o podem ser consideradas apenas como meras manchas nas p谩ginas do tempo. Em tal corrente de biografias estendidas atrav茅s da linha cronol贸gica, existe uma fam铆lia de iluminados que compartilham caracter铆sticas como naturalidade, intensidade, exuber芒ncia e loucura. G锚nios s茫o aqueles que n茫o se submetem 脿s leis de seus predecessores.

脡POCA 鈥 O senhor inclui autores orientais em G锚nio?
Bloom 鈥 Tentei ampliar o c芒none incluindo agora tamb茅m Oriente, Norte e Sul. Selecionei 100 autores geniais contra os 26 que havia escolhido para O C芒none Ocidental. Na nova lista est谩, por exemplo, a escritora japonesa Murasaki Shikibu (973-1025). Ela guarda um ar de fam铆lia com Jane Austen quando escreve hist贸rias sobre o desprezo amoroso. Tamb茅m inclu铆 a B铆blia e o Alcor茫o. Nestes tempos em que as religi玫es orientais s茫o satanizadas, acho fundamental chamar a aten莽茫o para a qualidade liter谩ria de Maom茅. O Alcor茫o 茅 um dos mais belos poemas que conhe莽o. As tradi莽玫es se mesclam. A B铆blia, que foi escrita por muitos autores, e o Alcor茫o fazem parte de uma tradi莽茫o comum, o c芒none mundial.

Arq. Ag O Globo

'Machado re煤ne os pr茅-requisitos da genialidade. Possui exuber芒ncia, concis茫o e uma vis茫o ir么nica 铆mpar do mundo. Procuro um grande poeta brasileiro vivo. At茅 agora n茫o encontrei nenhum.'

脡POCA 鈥 O senhor cita Fernando Pessoa entre os grandes escritores no C芒none Ocidental. Agora inclui Machado de Assis. Por que ele 茅 g锚nio?
Bloom 鈥 Leio em portugu锚s com certa flu锚ncia. Gosto muito de Jos茅 Saramago, somos bons amigos, embora eu n茫o concorde com a posi莽茫o dele em rela莽茫o 脿 guerra contra o terrorismo. Ele 茅 comunista, respeito as id茅ias dele, mas n茫o concordo. 脡 um bom escritor. Em poesia, a l铆ngua portuguesa legou Cam玫es e Fernando Pessoa. Na fic莽茫o, adoro E莽a de Queir贸s e Machado de Assis. Considero Machado o maior g锚nio da literatura brasileira do s茅culo XIX. Ele re煤ne os pr茅-requisitos da genialidade: exuber芒ncia, concis茫o e uma vis茫o ir么nica 铆mpar do mundo. Procuro um grande poeta brasileiro vivo. Ainda n茫o o encontrei. Conhe莽o Carlos Drummond de Andrade e ouvi falar de Guimar茫es Rosa, que adoraria ler. N茫o sei se terei tempo.
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Poemas e Poesia Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]