Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Trechos do Livro do Desassossego

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Poemas e Poesia
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
Lenore

Fundador PN

Localiza莽茫o: Catanduva

MensagemEnviada: 03/08/2005 - 14:24:08    Assunto: Trechos do Livro do Desassossego Responder com cita莽茫o

Invejo 鈥 mas n茫o sei se invejo 鈥 aqueles de quem se pode escrever uma biografia, ou quem podem escrever a pr贸pria. Nestas impress玫es sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia sem fatos, a minha hist贸ria sem vida. S茫o as minhas Confiss玫es, e, nelas nada digo, 茅 que nada tenho que dizer.

...

A gl贸ria noturna de ser grande n茫o sendo nada! A majestade sombria de esplendor desconhecido... E sinto, de repente, o sublime do monge no ermo, do eremita no retiro, inteirado da subst芒ncia do Cristo nas pedras e nas cavernas do afastamento.

...

E na mesa do meu quarto sou menos reles, empregado e an么nimo, escrevo palavras como a salva莽茫o da alma [...] anel de ren煤cia em meu dedo evang茅lico, j贸ia parada do meu desd茅m ext谩tico.

...

Levo comigo, s贸 de ouvir estas sombras de discurso humano que 茅 afinal o tudo em que se ocupam a maioria das vidas conscientes, um t茅dio de nojo, numa ang煤stia de ex铆lio entre gente real; a condena莽茫o de ser vizinho igual, perante o senhorio e o s铆tio, dos outros inquilinos do aglomerado, espreitando com nojo, por entre as grades traseiras do armaz茅m da loja, o lixo alheio que se entulha 脿 chuva no sagu茫o que 茅 a minha vida

...

Saudades! Tenho-as at茅 do que me n茫o foi nada, por uma ang煤stia de fuga do tempo e uma doen莽a do mist茅rio da vida. Caras que via habitualmente nas minhas ruas habituais 鈥 se deixo de v锚-las entriste莽o; e n茫o me foram nada, a n茫o ser o s铆mbolo de toda a vida.

...

Conservo dessa passagem pelo t煤mulo da vontade a mem贸ria de um t茅dio nauseado e de algumas anedotas com esp铆rito.

V茫o a enterrar, e parece que j谩 no caminho do cemit茅rio se esqueceu no caf茅 o passado, pois vai calado agora.

... e a posteridade nunca saber谩 deles, escondidos dela para sempre sob a mole negra dos pend玫es ganhados nas suas vit贸rias de dizer.

O 贸dio 茅 meu 煤nico v铆cio
O desprezo 茅 minha 煤nica virtude
O nada, meu 煤nico ideal
A.D.C
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Poemas e Poesia Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]