O Pensamento do Suic铆dio
por Genet
O pensamento 鈥 n茫o o apelo 鈥 mas o pensamento do suic铆dio, surgiu claramente em mim por altura dos quarenta, ao que parece trazido pelo t茅dio de viver, por um vazio interior que nada, al茅m do definitivo deslize, parecia poder anular. Apesar disto nenhuma vertigem, nenhum movimento dram谩tico nem violento me atiravam para a morte. Era id茅ia que eu considerava com calma, com um pouco de horror, enjoativa po莽茫o e nada mais. Nessa 茅poca, ap贸s aventuras miser谩veis que sofri e depois transformei em cantos de onde eu procurava extrair uma moral particular*, j谩 me faltava o vigor preciso para iniciar, tal como entretanto sentia no 铆ntimo que havia urg锚ncia em faz锚-lo, uma obra que resultava n茫o j谩 do facto mas da raz茫o clara, obra de c谩lculo que paradoxalmente resultava bem mais do n煤mero que do voc谩bulo, do voc谩bulo bem mais do que do facto, a desfazer-se 脿 medida que ia prosseguindo. Esta exig锚ncia absurda ilustrava-se ent茫o pela seguinte f贸rmula: esculpir uma pedra em forma de pedra. Por raz玫es que vou dizer pouco interessado no destino do mundo, j谩 tendo ou julgando ter consumado o meu, condenado ao sil锚ncio pelo vazio interior 鈥 equivalendo esse esculpir uma pedra em forma de pedra a calarmo-nos 鈥 com l贸gica e naturalidade pensei no suic铆dio. O que significa, assim sendo, que me pareciam in煤teis os poderes do canto: eu devia desaparecer. Ou num longo momento 鈥 at茅 脿 morte natural 鈥 esgotar-me a contemplar aquele em que me tinha transformado. Ou mascarar debaixo das vaidades o meu t茅dio. O real** perde o p茅 e deixa 脿 mostra uma inseguran莽a tr谩gica.
* Apesar de toda a minha actividade de ladr茫o s贸 ter sido a estiliza莽茫o vis铆vel de um tema er贸tico levada ao mundo dos factos, o que me fazia deslocar numa aur茅ola po茅tica, quero aqui dizer de gratuito e de inutilidade, como os meus amantes n茫o podiam ser mais do que suportes de apar锚ncias, eram ornamentos caprichosos sem valor pr谩tico, sem mais virtude do que inutilidade e luxo. Os meus ladroes, os meus marinheiros, os meus soldados, os meus criminosos? N茫o: a sua imagem.
** Chamarei real a todo o facto que possa constituir ponto de partida de uma moral, quer dizer, de uma regra em que assentam as rela莽玫es de todos os homens, 脙 palavra que parecia dever exprimi-los seria a palavra equidade. Uma atitude irreal 茅 a que leva logicamente 脿 est茅tica.
Genet. in Infernos.