Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

O Antiprofeta - E. M. Cioran

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Filosofia
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 19/05/2006 - 11:00:07    Assunto: O Antiprofeta - E. M. Cioran Responder com cita莽茫o

O Antiprofeta
por 脡mile Michel Cioran

Em todo homem dorme um profeta, e quando ele acorda h谩 um pouco mais de mal no mundo...

A loucura de pregar est谩 t茫o enraizada em n贸s que emerge de profundidades desconhecidas ao instinto de conserva莽茫o. Cada um espera seu momento para propor algo: n茫o importa o qu锚. Tem uma voz: isto basta. Pagamos caro n茫o ser surdos nem mudos...

Dos esfarrapados aos esnobes, todos gastam sua generosidade criminosa, todos distribuem receitas de felicidade, todos querem dirigir os passos de todos: a vida em comum torna-se intoler谩vel e a vida consigo mesmo mais intoler谩vel ainda: quando n茫o se interv茅m nos assuntos dos outros, se est谩 t茫o inquieto com os pr贸prios que se converte o "eu" em religi茫o ou, ap贸stolo 脿s avessas, se o nega: somos v铆timas do jogo universal...

A abund芒ncia de solu莽玫es para os aspectos da exist锚ncia s贸 茅 igualada por sua futilidade. A Hist贸ria: manufatura de ideais..., mitologia lun谩tica, frenesi de hordas e de solit谩rios..., recusa de aceitar a realidade tal qual 茅, sede mortal de fic莽玫es...

A fonte de nossos atos reside em uma propens茫o inconsciente a nos considerar o centro, a raz茫o e o resultado do tempo. Nossos reflexos e nosso orgulho transformam em planeta a parcela de carne e de consci锚ncia que somos. Se tiv茅ssemos o justo sentido de nossa posi莽茫o no mundo, se comparar fosse insepar谩vel de viver, a revela莽茫o de nossa 铆nfima presen莽a nos esmagaria. Mas viver 茅 estar cego em rela莽茫o 脿s suas pr贸prias dimens玫es...

Se todos os nossos atos 鈥 desde a respira莽茫o at茅 a funda莽茫o de imp茅rios ou de sistemas metaf铆sicos 鈥 derivam de uma ilus茫o sobre nossa import芒ncia, com maior raz茫o ainda o instinto prof茅tico. Quem, com a vis茫o exata de sua nulidade, tentaria ser eficaz e erigir-se em salvador?

Nostalgia de um mundo sem "ideal", de uma agonia sem doutrina, de uma eternidade sem vida... O Para铆so... Mas n茫o poder铆amos existir um instante sem enganar-nos: o profeta em cada um de n贸s 茅 o gr茫o de loucura que nos faz prosperar em nosso vazio.

O homem idealmente l煤cido, logo idealmente normal, n茫o deveria ter nenhum recurso al茅m do nada que est谩 nele... Parece que o ou莽o: "Livre do fim, de todos os fins, de meus desejos e de minhas amarguras s贸 conservo as f贸rmulas. Tendo resistido 脿 tenta莽茫o de concluir, venci o esp铆rito, como venci a vida pelo horror, a buscar-lhe uma solu莽茫o. O espet谩culo do homem 鈥 que vomitivo! O amor 鈥 um encontro de duas salivas... Todos os sentimentos extraem seu absoluto da mis茅ria das gl芒ndulas. N茫o h谩 nobreza sen茫o na nega莽茫o da exist锚ncia, em um sorriso que domina paisagens aniquiladas.

(Outrora tive um "eu"; agora sou apenas um objeto... Empanturro-me de todas as drogas da solid茫o; as do mundo foram fracas demais para me fazer esquec锚-lo. Tendo matado o profeta em mim, como terei ainda um lugar entre os homens?)
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Filosofia Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]