Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Excerto de A Genealogia da Moral

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Moralidade e Mendacidade
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 25/01/2005 - 07:44:02    Assunto: Excerto de A Genealogia da Moral Responder com cita莽茫o

Os Doentes S茫o o Maior Perigo da Humanidade
por Friedrich Nietzsche

Se t茫o normal 茅 o homem em estado morboso, tanto mais de devem estimar os raros exemplos de pot锚ncia f铆sica e corpural, os acidentes felizes da esp茅cie humana, e tanto mais devem ser preservados do ar infecto os seres robustos. Faz-se assim ?...
Os doentes s茫o o maior perigo para os s茫os; daqueles v锚m todos os males. J谩 se reparou suficientemente nisto?... Decerto se n茫o deve desejar que diminua a viol锚ncia entre os homens; porque esta viol锚ncia obriga os homens a serem fortes, e mant茅m na sua integridade o tipo do homem robusto. O tem铆vel e desastroso 茅 o grande t茅dio do homem e a sua grande compaix茫o. Se algum dia estes elementos se unirem, dar茫o 谩 luz irremissivelmente a monstruosa 芦煤ltima禄 vontade, a sua vontade do nada, o niilismo.

E efectivamente tudo est谩 j谩 preparado para este fim. Os que t锚m olhos, ouvidos, nariz, percebem por todos os lados a atmosfera de um manic贸mio e de um hospital, em todas as partes do mundo civilizado, europeizado. Os doentes s茫o o maior perigo da humanidade; n茫o os maus, n茫o as 芦feras de rapina禄. Os desgra莽ados, os vencidos, os impotentes, os fracos s茫o os que minam a vida e envenenam e destroem a nossa confian莽a. Como escapar a este olhar triste e concentrado dos homens incompletos? Este olhar 茅 um suspiro que diz: 芦Ah! Se eu pudesse ser outro! Mas n茫o h谩 esperan莽a: sou o que sou; como poderia libertar-me de mim pr贸prio? Estou cansado de mim pr贸prio!...禄

Neste terreno panatanoso de desprezo de si mesmo cresce esta ruim erva, esta planta venenosa, pequena, oculta e adocicada. Aqui formigam os vermes do 贸dio e do rancor: o ar est谩 impregnado de miasmas desconhecidos: aqui se atam sem cessar os fins de uma conjura莽茫o indigna: a conjura莽茫o dos doentes contra os robustos e os triunfantes; aqui se aborrece at茅 o pr贸prio aspecto do triunfador.

(fonte: Friedrich Nietzsche, in Genealogia da Moral)
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Moralidade e Mendacidade Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]