t. h. abrahao
Fundador PN

Idade: 41 Registrado: 22/01/05 Mensagens: 574 Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp
|
|
Os Doentes S茫o o Maior Perigo da Humanidade
por Friedrich Nietzsche
Se t茫o normal 茅 o homem em estado morboso, tanto mais de devem estimar os raros exemplos de pot锚ncia f铆sica e corpural, os acidentes felizes da esp茅cie humana, e tanto mais devem ser preservados do ar infecto os seres robustos. Faz-se assim ?...
Os doentes s茫o o maior perigo para os s茫os; daqueles v锚m todos os males. J谩 se reparou suficientemente nisto?... Decerto se n茫o deve desejar que diminua a viol锚ncia entre os homens; porque esta viol锚ncia obriga os homens a serem fortes, e mant茅m na sua integridade o tipo do homem robusto. O tem铆vel e desastroso 茅 o grande t茅dio do homem e a sua grande compaix茫o. Se algum dia estes elementos se unirem, dar茫o 谩 luz irremissivelmente a monstruosa 芦煤ltima禄 vontade, a sua vontade do nada, o niilismo.
E efectivamente tudo est谩 j谩 preparado para este fim. Os que t锚m olhos, ouvidos, nariz, percebem por todos os lados a atmosfera de um manic贸mio e de um hospital, em todas as partes do mundo civilizado, europeizado. Os doentes s茫o o maior perigo da humanidade; n茫o os maus, n茫o as 芦feras de rapina禄. Os desgra莽ados, os vencidos, os impotentes, os fracos s茫o os que minam a vida e envenenam e destroem a nossa confian莽a. Como escapar a este olhar triste e concentrado dos homens incompletos? Este olhar 茅 um suspiro que diz: 芦Ah! Se eu pudesse ser outro! Mas n茫o h谩 esperan莽a: sou o que sou; como poderia libertar-me de mim pr贸prio? Estou cansado de mim pr贸prio!...禄
Neste terreno panatanoso de desprezo de si mesmo cresce esta ruim erva, esta planta venenosa, pequena, oculta e adocicada. Aqui formigam os vermes do 贸dio e do rancor: o ar est谩 impregnado de miasmas desconhecidos: aqui se atam sem cessar os fins de uma conjura莽茫o indigna: a conjura莽茫o dos doentes contra os robustos e os triunfantes; aqui se aborrece at茅 o pr贸prio aspecto do triunfador.
(fonte: Friedrich Nietzsche, in Genealogia da Moral) |
|