penso que a genialidade est谩 naquelas coisas simples. o g锚nio seria aquele que conseguisse traduzir algum aspecto do mundo da forma mais sutil poss铆vel. as coisas complexas s茫o feitas de diminutos tra莽os simples - e estes, feitos com a simplicidade do que 茅 genial. franz kafka, um g锚nio, soube certamente fazer isso. e o conto a seguir 茅 prova destas palavras.
O Abutre
Era um abutre que me dava grandes bicadas nos p茅s. Tinha j谩 dilacerado sapatos e meias e penetrava- me a carne. De vez em quando, inquieto, esvoa莽ava 脿 minha volta e depois regressava 脿 faina. Passava por ali um senhor que observou a cena por momentos e me perguntou depois como eu podia suportar o abutre. - 脡 que estou sem defesa - respondi. - Ele veio e atacou-me. Claro que tentei lutar, estrangul谩-lo mesmo, mas 茅 muito forte, um bicho destes! Ia at茅 saltar-me 脿 cara, por isso preferi sacrificar os p茅s. Como v锚, est茫o quase despeda莽ados. - Mas deixar-se torturar dessa maneira! - disse o senhor. - Basta um tiro e pronto! - Acha que sim? - disse eu. - Quer o senhor disparar o tiro? - Certamente - disse o senhor. - 脡 s贸 ir a casa buscar a espingarda. Consegue ag眉entar meia hora? - N茫o sei lhe dizer - respondi. Mas sentindo uma dor pavorosa, acrescentei: - De qualquer modo, v谩, pe莽o-lhe. - Bem - disse o senhor. - Vou o mais depressa poss铆vel. O abutre escutara tranq眉ilamente a conversa, fitando-nos alternadamente. Vi ent茫o que ele percebera tudo. Elevou-se com um bater de asas e depois, empinando-se para tomar impulso, como um lan莽ador de dardo, enfiou-me o bico pela boca at茅 ao mais profundo do meu ser. Ao cair senti, com que al铆vio, que o abutre se engolfava impiedosamente nos abismos infinitos do meu sangue.