A gama do vazio
por Emil Michel Cioran
Vi este perseguir tal meta e aquele tal outra; vi os homens fascinados por objetos d铆spares, sob o encanto de projetos e de sonhos ao mesmo tempo vis e indefin铆veis. Analisando cada caso isoladamente para descobrir as raz玫es de tanto fervor desperdi莽ado, compreendi o sem-sentido de todo gesto e de todo esfor莽o.
Existe uma s贸 vida que n茫o esteja impregnada dos erros que fazem viver? Existe uma s贸 vida clara, transparente, sem ra铆zes humilhantes, sem motivos inventados, sem os mitos surgidos dos desejos? Onde est谩 o ato puro de toda utilidade: sol que abomine a incandesc锚ncia, anjo em um universo sem f茅, ou verme ocioso em um mundo abandonado 脿 imortalidade?
Quis defender-me contra todos os homens, reagir contra sua loucura, descobrir sua origem; escutei, vi e tive medo: medo de agir pelos mesmos motivos ou por qualquer outro motivo, de crer nos mesmos fantasmas ou em qualquer outro fantasma, de deixar-me afogar pelas mesmas embriaguezes ou por qualquer outra embriaguez; medo, enfim, de delirar em comum e de expirar em uma multid茫o de 锚xtases. Eu sabia que ao separar-me de uma pessoa despojara-me de um erro, que estava pobre da ilus茫o que lhe deixava...
Suas palavras febris a revelavam prisioneira de uma evid锚ncia absoluta para ela e irris贸ria para mim; ao contato de seu absurdo, despojava-me do meu... A quem aderir sem o sentimento de enganar-se e sem enrubescer? S贸 pode justificar-se aquele que pratica, com plena consci锚ncia, o disparate necess谩rio para qualquer ato, e que n茫o embeleza com nenhum sonho a fic莽茫o a que se entrega, do mesmo modo que s贸 se pode admirar um her贸i que morre sem convic莽茫o, tanto mais disposto ao sacrif铆cio quanto entreviu seu fundo.
Quanto aos amantes, seriam odiosos se no meio de suas caretas o pressentimento da morte n茫o os ro莽asse. 脡 perturbador pensar que levamos para o t煤mulo nosso segredo - nossa ilus茫o -, que n茫o sobrevivemos ao erro misterioso que vivificava nosso alento, que excetuando as prostitutas e os c茅ticos todos se perdem na mentira, por que n茫o adivinham a equival锚ncia, na nulidade, das vol煤pias e das verdades.
Quis suprimir em mim as raz玫es que os homens invocam para existir e para agir. Quis tornar-me indizivelmente normal - e eis-me aqui, no embrutecimento, no mesmo plano que os idiotas e t茫o vazio como eles.
fonte: CIORAN, Emil Michel. in Brevi谩rio de Decomposi莽茫o. Trad.: Jos茅 Thomaz Brum.