Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

Carta-pref谩cio de E.M. Cioran a Fernando Savater

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Filosofia
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 26/05/2008 - 06:02:26    Assunto: Carta-pref谩cio de E.M. Cioran a Fernando Savater Responder com cita莽茫o

Carta-pref谩cio de E.M. Cioran a Fernando Savater

N茫o cabe a mim, querido amigo, emitir um ju铆zo sobre um livro do qual eu sou o objeto. Saiba, apesar disso, que sua tentativa de captar, desde o interior, minha maneira de ver as coisas, me iluminou sobre numerosos detalhes, sobre numerosas ilus玫es surgidas do arrebato ou da nega莽茫o, e que, deste modo, tornou-me um pouco mais exterior, um pouco mais estranho a mim mesmo, o que deveria ser a ambi莽茫o de quem se compromete nesta aventura de espectador de si mesmo que 茅 o conhecimento de si. Voc锚 teve raz茫o ao deixar de lado as 鈥渋nflu锚ncias.鈥 Sofri muitas, pois, n茫o havendo praticado nenhum of铆cio, pude, atrav茅s dos anos, ler um n煤mero consider谩vel de autores. Quais citar? Todos aqueles 鈥 e sua legi茫o 鈥 que, de Te贸gnis a Beckett, formularam suas reservas 脿 legitimidade da exist锚ncia.

N茫o s茫o, todavia, minhas leituras que me formaram, mas os acidentes e os encontros. Tudo o que escrevi 茅 fruto de circunst芒ncias, azares, conversa莽玫es, rumina莽玫es noturnas, crises de abatimento mais ou menos cotidianas, obsess玫es intoler谩veis. Meu estado de sa煤de, afortunadamente mau, 茅, em grande parte, respons谩vel pela dire莽茫o, pela cor, dos meus pensamentos. Comecei a ser 鈥渆u鈥 gra莽as 脿 ins么nia, a essa cat谩strofe 脿 qual devo tudo e que marcou profundamente minha juventude. Se percebi certas coisas neste mundo, 茅 porque tive a sorte de n茫o poder dormir...

E, nisso tudo, o que h谩 de filosofia? Voc锚 me pediu que lhe dissesse brevemente qual 茅 a concep莽茫o exata que me fa莽o dela. 脡 muito evidente que n茫o sou um fil贸sofo, mas 茅 justo dizer que meu despertar para a consci锚ncia coincidiu com o culto fan谩tico 脿 filosofia. Quando era estudante, eu n茫o lia mais que filosofia e n茫o acreditava mais que em sistemas. Depois, tudo o que pude experimentar ou pensar n茫o foi nada mais que uma luta contra toda forma de sistema, em qualquer dom铆nio. Voc锚 poderia colocar como subt铆tulo da sua tese: Do Anti-Sistema.

Chegamos a um ponto da hist贸ria em que 茅 necess谩rio, acredito, ampliar a no莽茫o de filosofia. Quem 茅 fil贸sofo? O primeiro que chegue ro铆do por interroga莽玫es essenciais e satisfeito de estar atormentado por uma cicatriz t茫o not谩vel. Vou citar um exemplo, ou, se preferir, um caso. Durante anos recebi a visita de um mendigo que vinha fazer-me perguntas sobre Deus, a mat茅ria, o mal, etc., 脿s quais, obviamente, eu n茫o podia responder. Ele carregava estas perguntas consigo, dava voltas ao redor delas, confundia-se com elas. Nunca conheci ningu茅m mais dedicado ao insol煤vel e ao inextric谩vel. Um dia, em um momento de desalento, me confessou que merecia sua condi莽茫o, que era apenas um mendigo e nada mais, e que tanto seu modo de vida como suas obsess玫es lhe pareciam igualmente desprez铆veis. Para levantar o seu 芒nimo, disse de imediato: 鈥淪abe, para mim, voc锚 茅 o maior fil贸sofo de Paris, neste momento.鈥 Fitou-me at么nito e deve ter pensado que eu estava de goza莽茫o. Mas havia nas minhas palavras um tom de sinceridade que n茫o lhe escapou e que deve t锚-lo impressionado. Depois, suas visitas se espa莽aram at茅 cessarem por completo. Est谩 vivo ainda? Morreu? N茫o sei. A vantagem de n茫o possuir domic铆lio 茅 poder desaparecer sem deixar vest铆gio. Tal 茅 o privil茅gio do mendigo. Esse homem, em verdade, 茅, ou era, um fil贸sofo. E talvez eu tamb茅m o seja um pouco, na medida em que, a favor dos meus fracassos, sempre me atarefei em avan莽ar a um grau ainda mais alto de inseguran莽a.

Paris, 22 de outubro de 1973.

Editado pela 煤ltima vez por t. h. abrahao em 26/05/2008 - 06:03:41; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Filosofia Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]