Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram

A liberdade de ver os outros - David Foster Wallace

Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Niilismo ao acaso
Exibir t贸pico anterior :: Exibir pr贸ximo t贸pico  
Autor Mensagem
t. h. abrahao

Fundador PN

Localiza莽茫o: s茫o jos茅 do rio preto - sp

MensagemEnviada: 16/11/2008 - 18:38:13    Assunto: A liberdade de ver os outros - David Foster Wallace Responder com cita莽茫o

A liberdade de ver os outros
por David Foster Wallace

Dois peixinhos est茫o nadando juntos e cruzam com um peixe mais velho, nadando em sentido contr谩rio. Ele os cumprimenta e diz:

鈥 Bom dia, meninos. Como est谩 a 谩gua?

Os dois peixinhos nadam mais um pouco, at茅 que um deles olha para o outro e pergunta:

鈥 脕gua? Que diabo 茅 isso?

N茫o se preocupem, n茫o pretendo me apresentar a voc锚s como o peixe mais velho e s谩bio que explica o que 茅 谩gua ao peixe mais novo. N茫o sou um peixe velho e s谩bio. O ponto central da hist贸ria dos peixes 茅 que a realidade mais 贸bvia, ub铆qua e vital costuma ser a mais dif铆cil de ser reconhecida. Enunciada dessa -forma, a frase soa como uma platitude 鈥 mas
茅 fato que, nas trincheiras do dia-a-dia da exist锚ncia adulta, lugares comuns banais podem adquirir uma import芒ncia de vida ou morte.

Boa parte das certezas que carrego comigo acabam se revelando totalmente equivocadas e ilus贸rias. Vou dar como exemplo uma de minhas convic莽玫es autom谩ticas: tudo 脿 minha volta respalda a cren莽a profunda de que eu sou o centro absoluto do universo, de que sou a pessoa mais real, mais vital e essencial a viver hoje. Raramente mencionamos esse egocentrismo natural e b谩sico, pois parece socialmente repulsivo, mas no fundo ele 茅 familiar a todos n贸s. Ele faz parte de nossa configura莽茫o padr茫o, vem impresso em nossos circuitos ao nascermos.

Querem ver? Todas as experi锚ncias pelas quais voc锚s passaram tiveram, sempre, um ponto central absoluto: voc锚s mesmos. O mundo que se apresenta para ser experimentado est谩 diante de voc锚s, ou atr谩s, 脿 esquerda ou 脿 direita, na sua tev锚, no seu monitor, ou onde for. Os pensamentos e sentimentos dos outros precisam achar um caminho para serem captados, enquanto o que voc锚s sentem e pensam 茅 imediato, urgente, real. N茫o pensem que estou me preparando para fazer um serm茫o sobre compaix茫o, desprendimento ou outras 鈥渧irtudes鈥. Essa n茫o 茅 uma quest茫o de virtude 鈥 trata-se de optar por tentar alterar minha configura莽茫o padr茫o original, impressa nos meus circuitos. Significa optar por me libertar desse egocentrismo profundo e literal que me faz ver e interpretar absolutamente tudo pelas lentes do meu ser.

Num ambiente de excel锚ncia acad锚mica, cabe a pergunta: quanto do esfor莽o em adequar a nossa configura莽茫o padr茫o exige de sabedoria ou de intelecto? A pergunta 茅 capciosa. O risco maior de uma forma莽茫o acad锚mica 鈥 pelo menos no meu caso 鈥 茅 que ela refor莽a a tend锚ncia a intelectualizar demais as quest玫es, a se perder em argumentos abstratos, em vez de simplesmente prestar aten莽茫o ao que est谩 ocorrendo bem na minha frente.

Estou certo de que voc锚s j谩 perceberam o quanto 茅 dif铆cil permanecer alerta e atento, em vez de hipnotizado pelo constante mon贸logo que travamos em nossas cabe莽as. S贸 vinte anos depois da minha formatura vim a entender que o surrado clich锚 de 鈥渆nsinar os alunos como pensar鈥 茅, na verdade, uma simplifica莽茫o de uma id茅ia bem mais profunda e s茅ria. 鈥淎prender a pensar鈥 significa aprender como exercer algum controle sobre como e o que cada um pensa. Significa ter plena consci锚ncia do que escolher como alvo de aten莽茫o e pensamento. Se voc锚s n茫o conseguirem fazer esse tipo de escolha na vida adulta, estar茫o totalmente 脿 deriva.

Lembrem o velho clich锚: 鈥淎 mente 茅 um excelente servo, mas um senhorio terr铆vel.鈥 Como tantos clich锚s, tamb茅m esse soa inconvincente e sem gra莽a. Mas ele expressa uma grande e terr铆vel verdade. N茫o 茅 coincid锚ncia que adultos que se suicidam com armas de fogo quase sempre o fa莽am com um tiro na cabe莽a. S贸 que, no fundo, a maioria desses suicidas j谩 estava morta muito antes de apertar o gatilho. Acredito que a ess锚ncia de uma educa莽茫o na 谩rea de humanas, eliminadas todas as bobagens e patacoadas que v锚m junto, deveria contemplar o seguinte ensinamento: como percorrer uma confort谩vel, pr贸spera e respeit谩vel vida adulta sem j谩 estar morto, inconsciente, escravizado pela nossa configura莽茫o padr茫o 鈥 a de sermos singularmente, completamente, imperialmente s贸s.

Isso tamb茅m parece outra hip茅rbole, mais uma abstra莽茫o oca. Sejamos concretos ent茫o. O fato cru 茅 que voc锚s, graduandos, ainda n茫o t锚m a mais vaga id茅ia do significado real do que seja viver um dia ap贸s o outro. Existem grandes nacos da vida adulta sobre os quais ningu茅m fala em discursos de formatura. Um desses nacos envolve t茅dio, rotina e frustra莽茫o mesquinha.

Vou dar um exemplo prosaico imaginando um dia qualquer do futuro. Voc锚 acordou de manh茫, foi para seu prestigiado emprego, suou a camisa por nove ou dez horas e, ao final do dia, est谩 cansado, estressado, e tudo que deseja 茅 chegar em casa, comer um bom prato de comida, talvez relaxar por umas horas, e depois ir para cama, porque ter谩 de acordar cedo e fazer tudo de novo. Mas a铆 lembra que n茫o tem comida na geladeira. Voc锚 n茫o teve tempo de fazer compras naquela semana, e agora precisa entrar no carro e ir ao supermercado. Nesse final de dia, o tr芒nsito est谩 uma l谩stima.

Quando voc锚 finalmente chega l谩, o supermercado est谩 lotado, horrivelmente iluminado com l芒mpadas fluorescentes e impregnado de uma m煤sica ambiente de matar. 脡 o 煤ltimo lugar do mundo onde voc锚 gostaria de estar, mas n茫o d谩 para entrar e sair rapidinho: 茅 preciso percorrer todos aqueles corredores superiluminados para encontrar o que procura, e manobrar seu carrinho de compras de rodinhas emperradas entre todas aquelas outras pessoas cansadas e apressadas com seus pr贸prios carrinhos de compras. E, claro, h谩 tamb茅m aqueles idosos que n茫o saem da frente, e as pessoas desnorteadas, e os adolescentes hiperativos que bloqueiam o corredor, e voc锚 tem que ranger os dentes, tentar ser educado, e pedir licen莽a para que o deixem passar. Por fim, com todos os suprimentos no carrinho, percebe que, como n茫o h谩 caixas suficientes funcionando, a fila 茅 imensa, o que 茅 absurdo e irritante, mas voc锚 n茫o pode descarregar toda a f煤ria na pobre da caixa que est谩 脿 beira de um ataque de nervos.

De qualquer modo, voc锚 acaba chegando 脿 caixa, paga por sua comida e espera at茅 que o cheque ou o cart茫o seja autenticado pela m谩quina, e depois ouve um 鈥渂oa noite, volte sempre鈥 numa voz que tem o som absoluto da morte. Na volta para casa, o tr芒nsito est谩 lento, pesado etc. e tal.

脡 num momento corriqueiro e desprez铆vel como esse que emerge a quest茫o fundamental da escolha. O engarrafamento, os corredores lotados e as longas filas no supermercado me d茫o tempo de pensar. Se eu n茫o tomar uma decis茫o consciente sobre como pensar a situa莽茫o, ficarei irritado cada vez que for comprar comida, porque minha configura莽茫o padr茫o me leva a pensar que situa莽玫es assim dizem respeito a mim, a minha fome, minha fadiga, meu desejo de chegar logo em casa. Parecer谩 sempre que as outras pessoas n茫o passam de estorvos. E quem s茫o elas, ali谩s? Qu茫o repulsiva 茅 a maioria, qu茫o bovinas, e inexpressivas e desumanas parecem ser as da fila da caixa, qu茫o enervantes e rudes as que falam alto nos celulares.

Tamb茅m posso passar o tempo no congestionamento zangado e indignado com todas essas vans, e utilit谩rios e caminh玫es enormes e est煤pidos, bloqueando as pistas, queimando seus imensos tanques de gasolina, ego铆stas e perdul谩rios. Posso me aborrecer com os adesivos patri贸ticos ou religiosos, que sempre parecem estar nos autom贸veis mais potentes, dirigidos pelos motoristas mais feios, desatenciosos e agressivos, que costumam falar no celular enquanto fecham os outros, s贸 para avan莽ar uns 20 metros idiotas no engarrafamento. Ou posso me deter sobre como os filhos dos nossos filhos nos desprezar茫o por desperdi莽armos todo o combust铆vel do futuro, e provavelmente estragarmos o clima, e qu茫o mal-acostumados e est煤pidos e repugnantes todos n贸s somos, e como tudo isso 茅 simplesmente pavoroso etc. e tal.

Se opto conscientemente por seguir essa linha de pensamento, 贸timo, muitos de n贸s somos assim 鈥 s贸 que pensar dessa maneira tende a ser t茫o autom谩tico que sequer precisa ser uma op莽茫o. Ela deriva da minha configura莽茫o padr茫o.

Mas existem outras formas de pensar. Posso, por exemplo, me for莽ar a aceitar a possibilidade de que os outros na fila do supermercado est茫o t茫o entediados e frustrados quanto eu, e, no c么mputo geral, algumas dessas pessoas provavelmente t锚m vidas bem mais dif铆ceis, tediosas ou dolorosas do que eu.

Fazer isso 茅 dif铆cil, requer for莽a de vontade e empenho mental. Se voc锚s forem como eu, alguns dias n茫o conseguir茫o faz锚-lo, ou simplesmente n茫o estar茫o a fim. Mas, na maioria dos dias, se estiverem atentos o bastante para escolher, poder茫o preferir olhar melhor para essa mulher gorducha, inexpressiva e estressada que acabou de berrar com a filhinha na fila da caixa. Talvez ela n茫o seja habitualmente assim. Talvez ela tenha passado as tr锚s 煤ltimas noites em claro, segurando a m茫o do marido que est谩 morrendo. Ou talvez essa mulher seja a funcion谩ria mal remunerada do Departamento de Tr芒nsito que, ontem mesmo, por meio de um pequeno gesto de bondade burocr谩tica, ajudou algum conhecido seu a resolver um problema insol煤vel de documenta莽茫o.

Claro que nada disso 茅 prov谩vel, mas tampouco 茅 imposs铆vel. Tudo depende do que voc锚s queiram levar em conta. Se estiverem automaticamente convictos de conhecerem toda a realidade, voc锚s, assim como eu, n茫o levar茫o em conta possibilidades que n茫o sejam in煤teis e irritantes. Mas, se voc锚s aprenderam como pensar, saber茫o que t锚m outras op莽玫es. Est谩 ao alcance de voc锚s vivenciarem uma situa莽茫o 鈥渋nferno do consumidor鈥 n茫o apenas como significativa, mas como iluminada pela mesma for莽a que acendeu as estrelas.

Relevem o tom aparentemente m铆stico. A 煤nica coisa verdadeira, com V mai煤sculo, 茅 que voc锚s precisam decidir conscientemente o que, na vida, tem significado e o que n茫o tem.

Na trincheira do dia-a-dia, n茫o h谩 lugar para o ate铆smo. N茫o existe algo como 鈥渘茫o venerar鈥. Todo mundo venera. A 煤nica op莽茫o que temos 茅 decidir o que venerar. E o motivo para escolhermos algum tipo de Deus ou ente espiritual para venerar 鈥 seja Jesus Cristo, Al谩 ou Jeov谩, ou algum conjunto inviol谩vel de princ铆pios 茅ticos 鈥 茅 que todo outro objeto de venera莽茫o te engolir谩 vivo. Quem venerar o dinheiro e extrair dos bens materiais o sentido de sua vida nunca achar谩 que tem o suficiente. Aquele que venerar seu pr贸prio corpo e beleza, e o fato de ser sexy, sempre se sentir谩 feio 鈥 e quando o tempo e a idade come莽arem a se manifestar, morrer谩 um milh茫o de mortes antes de ser efetivamente enterrado.

No fundo, sabemos de tudo isso, que est谩 no cora莽茫o de mitos, prov茅rbios, clich锚s, epigramas e par谩bolas. Ao venerar o poder, voc锚 se sentir谩 fraco e amedrontado, e precisar谩 de ainda mais poder sobre os outros para afastar o medo. Venerando o intelecto, sendo visto como inteligente, acabar谩 se sentindo burro, um farsante na imin锚ncia de ser desmascarado. E assim por diante.

O insidioso dessas formas de venera莽茫o n茫o est谩 em serem pecaminosas 鈥 e sim em serem inconscientes. S茫o o tipo de venera莽茫o em dire莽茫o 脿 qual voc锚 vai se acomodando quase que por gravidade, dia ap贸s dia. Voc锚 se torna mais seletivo em rela莽茫o ao que quer ver, ao que valorizar, sem ter plena consci锚ncia de que est谩 fazendo uma escolha.

O mundo jamais o desencorajar谩 de operar na configura莽茫o padr茫o, porque o mundo dos homens, do dinheiro e do poder segue sua marcha alimentado pelo medo, pelo desprezo e pela venera莽茫o que cada um faz de si mesmo. A nossa cultura consegue canalizar essas for莽as de modo a produzir riqueza, conforto e liberdade pessoal. Ela nos d谩 a liberdade de sermos senhores de min煤sculos reinados individuais, do tamanho de nossas caveiras, onde reinamos sozinhos.

Esse tipo de liberdade tem m茅ritos. Mas existem outros tipos de liberdade. Sobre a liberdade mais preciosa, voc锚s pouco ouvir茫o no grande mundo adulto movido a sucesso e exibicionismo. A liberdade verdadeira envolve aten莽茫o, consci锚ncia, disciplina, esfor莽o e capacidade de efetivamente se importar com os outros 鈥 no cotidiano, de forma trivial, talvez med铆ocre, e certamente pouco excitante. Essa 茅 a liberdade real. A alternativa 茅 a torturante sensa莽茫o de ter tido e perdido alguma coisa infinita.

Pensem de tudo isso o que quiserem. Mas n茫o descartem o que ouviram como um serm茫o cheio de certezas. Nada disso envolve moralidade, religi茫o ou dogma. Nem quest玫es grandiosas sobre a vida depois da morte. A verdade com V mai煤sculo diz respeito 脿 vida antes da morte. Diz respeito a chegar aos 30 anos, ou talvez aos 50, sem querer dar um tiro na pr贸pria cabe莽a. Diz respeito 脿 consci锚ncia 鈥 consci锚ncia de que o real e o essencial est茫o escondidos na obviedade ao nosso redor 鈥 daquilo que devemos lembrar, repetindo sempre: 鈥淚sto 茅 谩gua, isto 茅 谩gua.鈥

脡 extremamente dif铆cil lembrar disso, e permanecer consciente e vivo, um dia depois do outro.

* * *

(Um dos escritores mais admirados de sua gera莽茫o, o americano David Foster Wallace se suicidou no m锚s passado, aos 46 anos, enforcando-se. Este texto foi tirado de seu discurso de paraninfo para formandos do Kenyon College, h谩 tr锚s anos.)

Exibir o perfil do usu谩rio Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usu谩rio MSN Messenger
Mostrar os t贸picos anteriores:   
Novo t贸pico   Responder t贸pico    Para铆so Niilista - 脥ndice -> F贸rum Niilismo ao acaso Todos os hor谩rios s茫o GMT - 3 Horas
P谩gina 1 de 1

Ir para:  
Voc锚 n茫o pode enviar mensagens novas neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode responder mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode editar suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode excluir suas mensagens neste f贸rum
Voc锚 n茫o pode votar em enquetes neste f贸rum

RSS Paraíso Niilista
  Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
Copyright © Paraíso Niilista – O Vazio e o Nada se encontram
:: Caso encontre erros, aprenda com eles ::
[On-line há ]